quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Como decorar uma Casa de Banho com estilo!


 
 
Por norma, a casa de banho é o primeiro local da casa que visitamos logo de manhã e o último antes de nos deitarmos. É um espaço privado e reservado, onde tratamos de nós, mas também é um pequeno refúgio onde procuramos relaxar e alguns minutos de sossego no fim de um dia cansativo. Para que esta não se torne numa divisão esquecida, dedique-se e faça desta, um dos espaços mais intimistas e agradáveis da sua habitação.
As primeiras decisões
A casa de banho é, na maior parte das vezes, a divisão mais pequena da casa e, por isso, uma das mais descuidadas. No entanto, se pensarmos bem, isso acaba por trazer algumas vantagens: torna-se o espaço mais fácil e menos dispendioso de decorar ou de redecorar.
Como em qualquer outro espaço de uma habitação, também a casa de banho pode ter a sua própria temática: rústico, antigo, minimalista, infantil ou inspirado na praia, no campo ou na música, aqui, a imaginação não tem limites! Se optar por um tema central, pode tornar-se mais fácil escolher os restantes materiais, cores e acessórios.
A primeira opção prende-se com as paredes: vai pintar, colocar azulejo, mármore, pastilha ou papel de parede? Tenha em conta que as cores mais claras proporcionam maior amplitude a um espaço reduzido. Se, por outro lado, a casa de banho for grande e quiser atribuir-lhe um ambiente mais aconchegante, a sua escolha deve recair nas cores mais escuras. No entanto, nada impede que possa pintar a casa de banho minúscula de preto ou colocar um papel de parede bordeaux… como diz o velho ditado: gostos não se discutem!
Para ajudar a decidir o cenário que quer criar pode ainda fazer o seguinte: escolha primeiro a cortina da banheira e passe a decorar a partir daí – se for transparente vai “aumentar” o espaço e pode ser combinada com quase tudo; se for de uma cor sólida, pode escolher um papel de parede mais ousado (com texturas ou padrões diferentes) ou um azulejo numa cor complementar; se optar por uma cortina com padrão, escolha uma das cores presentes no modelo para aplicar no resto da divisão.
Quando dirigir os olhos para baixo, vai querer um chão confortável, que não manche e que possa ser limpo facilmente. Analise os prós e os contras dos diferentes materiais existentes no mercado. Mosaico, azulejo, tijoleira, pastilha e madeira são apenas algumas das muitas opções prontas para receber as suas pantufas!
Antes de tomar uma decisão final relativamente ao acabamento das suas paredes, certifique-se que o material escolhido é apropriado para a casa de banho, ou seja, resistente à água, humidades, perfumes e outros produtos do gênero.
Escolher lavatórios, banheiras, sanitários, torneiras, chuveiros, toalheiros, armários e puxadores de porta são outras decisões muito importantes. Além de serem materiais sanitários caros, serão aqueles que, a longo prazo, terá maior dificuldade em substituir
Acessórios que fazem a diferença!
Também as toalhas têm acompanhado as tendências da moda e do design de interior, apresentando-se numa panóplia de cores e padrões, prontas para revitalizar qualquer casa de banho . Opte por toalhas que combinem com a cortina da banheira e/ou o tapete, para um efeito visual globalmente agradável. Se não quiser tornar este espaço num estendal, o melhor será evitar a mistura de muitas cores e padrões. As próprias toalhas podem servir de objeto de decoração ao serem colocadas dentro de um cesto de vime. Este, por sua vez, pode ser colocado no chão, em cima do lavatório ou do sanitário.
O tapete é um acessório essencial na casa de banho para proteger os pés do chão frio depois de um banho bem quente. Mais uma vez, escolha cores que combinem com os restantes acessórios principais (paredes, cortina, toalhas, …) e, dependendo do espaço, ponha um junto da banheira e outro junto do lavatório. Além de ser confortável, esta peça, numa cor atraente, empresta uma lufada de ar fresco a qualquer casa de banho.
Além do armário que normalmente acompanha o lavatório, a maioria das casas de banho não têm capacidade para acolher mobiliário extra. Se este for o seu caso, já pensou em colocar um pequeno armário ou prateleira sobre o sanitário para guardar toalhas? Se tiver a sorte de ser o proprietário de uma casa de banho espaçosa pode acrescentar um baú, uma cesta em verga ou caixas decorativas empilháveis, que dão sempre jeito no que toca a arrumações!
O trio maravilha de qualquer casa de banho bem decorada é composto por velas, sabonetes e potpourri (flores secas aromatizadas), objetos de desejo e ainda por cima extremamente económicos! Estrategicamente colocadas (no canto da banheira, no chão ou mesmo no lavatório), as velas grandes, pequenas, redondas, quadradas, acesas ou apagadas e de todas as cores e mais algumas, ficam sempre bem. Certifique-se apenas que não estejam muito próximas de objetos inflamáveis (cortinas, toalhas, flores artificiais, tomadas elétricas, perfumes...). Além do seu papel puramente funcional, hoje os sabonetes ganharam novas e surpreendentes formas e foram elevados também eles ao estatuto de peça decorativa. Por fim, basta juntar uma jarra em vidro repleta de potpourri e cujas cores também pode escolher com base na sua paleta. Como o espaço em questão é, por norma, relativamente pequeno, escolha aromas leves e agradáveis com notas de citrino, da natureza ou do mar. As fragrâncias mais quentes são apropriadas para os meses do Outono e do Inverno, podendo ser trocadas na Primavera e no Verão por fragrâncias mais frescas.
Muito mais do que peças funcionais, os conjuntos de casa de banho (copo, saboneteira, caixote do lixo…) são objetos de puro design. Disponíveis nos mais diversos tamanhos, estilos e cores, basta procurar um pouco para descobrir qual o mais perfeito para a sua casa de banho.
 
Fonte: Eu Decoro
Fotografia: JDias

Sem comentários:

Enviar um comentário