sexta-feira, 12 de maio de 2017

9 Coisas sobre casa que podemos aprender com os japoneses!


No Japão existem muitos hábitos e costumes que nos mostram porque de maneira generalizada, essa nação é tão organizada e harmoniosa em sociedade. Claro que não existe nenhum país perfeito, mas existem certas atitudes japonesas, comuns no dia a dia ou na alimentação que são grandes exemplos para outros países. Também em casa existem alguns hábitos curiosos com os quais podemos aprender. São eles:

1 – Genkan

Hábito bem conhecido no Ocidente de tirar os sapatos que usou na rua antes de entrar em casa dispensa muitas explicações: além de ser muito mais higiénico, ajuda muito na limpeza. As casas mais tradicionais do Japão possuem um móvel na entrada só para isto: o chamado genkan (玄関) é geralmente feito em desnível e é o local para tirar, colocar e guardar os sapatos. Chinelos (tanto para os moradores como para as visitas) também ficam aí. Os genkan são comuns em escritórios, templos e escolas também.

2 – Medidas de apartamento

Se for alugar um imóvel no Japão, muito provavelmente vai-se deparar com sílabas do tipo 4LDK ou 1LDK. A leitura é fácil: o primeiro número indica o número de quartos da casa e as letras são L de living room (sala de estar), D de dining room (sala de jantar) e K de Kitchen (cozinha). Às vezes, um quarto tem várias funções ao mesmo tempo (a sala de estar, a de jantar e a cozinha são integradas, por exemplo). Outra forma de medida de área é chamada de jou () que significa quantidade de peças de tatami. Ou seja, um quarto 4 tem uma área que pode ser ocupada por 4 tatamis. Cada tatami tem cerca de 1,653 m².

3 – Tatami e futon

Apesar de a geração nova já ter adotado o uso de camas, muitas japoneses ainda a dispensam. Nos quartos – que muitas vezes são forrados com tatami no chão – em vez de camas, são utilizados futons. De noite, é só estendê-los no chão e dormir. De dia, dobram e guardam no armário (ou deixam ao sol). Com esta sugestão ocupa o espaço somente quando está a dormir e pode utilizar essa área para outras atividades durante o dia.

4 – Portas de correr

Chamadas de shouji (障子), as portas tradicionais japonesas têm estrutura de madeira ou bambu e são forradas por papel translúcido. De dia se deixar a porta do quarto aberta, o espaço acaba por se tornar numa continuação da sala. Se alguém quiser dormir, é só fechar para ter privacidade. Como é de correr, economiza espaço. Quando elas são feitas de material mais opaco (e geralmente dão para áreas externas), recebem o nome de fusuma ().

5 – Poucos móveis

Grande parte das pessoas que moram em apartamentos pequenos no Japão possuem poucos móveis: hábito prático e eficaz para economizar espaço. Se não há cama no quarto, também não há cadeiras na mesa de jantar.

Fonte: Strazzera
Imagem: Jdias

Sem comentários:

Enviar um comentário