sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Casa de Banho: Espaços marcados pela inovação!


Hoje, as casas de banho modernas estão em voga, mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, as casas de banho eram consideradas apenas como uma área funcional da casa, sem grandes preocupações estéticas e/ou decorativas. Quem não se recorda dos revestimentos das paredes com azulejos brancos? As casas de banho eram espaços frios e sombrios. Progressivamente, esse estigma foi desaparecendo e as casas de banho foram ganhando um maior protagonismo como um espaço que, tal como as restantes divisões da casa, deverá ser, também ela, decorada a rigor. As crescentes preocupações com a decoração da casa de banho tornou-as mais acolhedoras, com cores mais vivas e com mobiliário mais moderno. A casa de banho moderna passou assim a ser um espaço com mais vida.

·         Espaços de relaxamento

As casas de banho modernas, tornaram-se espaços de relaxamento, nos quais se pode desfrutar de momentos especiais, a ler um bom livro ou a tomar um duche relaxante. A casas de banho transformou-se numa verdadeira sala de estar.

·         Revestimentos mais quentes

Os revestimentos frios do chão, nomeadamente com a utilização de mosaicos e pedra, continuam, no entanto, há quem prefira materiais mais quentes, como é o caso da madeira ou outros materiais sintéticos.

·         Maior luminosidade

Também a iluminação das casas de banho se alterou ao longo do tempo. De espaços sombrios, com uma porta apenas, ou com uma porta e uma pequena janela, as casas de banho passaram a ser espaços com muita luminosidade, com grandes janelas e vitrais, para entrar a luz e dar mais brilho aos espaços.

·         Novos materiais e novas formas

Em relação às “mobílias das casas de banho”, é preocupação crescente das marcas produzir produtos de qualidade, utilizando materiais mais requintados. Hoje há uma imensa diversidade de formas, cores e materiais, que possibilitam aos decoradores combinarem as diversas peças, conseguindo dessa forma, ótimos resultados decorativos.

·         Maiores dimensões

Relativamente às dimensões, nota-se que as casas de banho modernas são muito mais espaçosas que as de antigamente. Se as casas de banho antigas apresentavam medidas na ordem dos  4 a 5 metros quadrados, as casas de banho atuais, oscilam entre os 10 e os 15 metros quadrados. Ou seja, nas casas de banho modernas houve um acréscimo de dimensões entre 2 a 3 vezes, relativamente às medidas anteriores.

Todavia, não há regras sem exceção e neste caso, a exceção são as casas de banho dos apartamentos pequenos. Embora com dimensões menores, podem, igualmente, ser decoradas ao estilo moderno.

 


Fonte: Deco
Fotografia: JDias


Sem comentários:

Enviar um comentário