quarta-feira, 23 de março de 2016

15 ideias para decorar a casa na Páscoa!


A Jdias deseja a si e a toda a sua familia uma Páscoa feliz! Para, além disso, deixomos-lhe aqui algumas dicas de decoração, especialmente dedicadas a esta época festiva.

1. Decorar com ovos

Os ovos são um símbolo de renascimento, daí a sua ligação íntima à celebração da Páscoa. A decoração mais clássica do período pascal passa pela pintura de ovos. Também podem ser decorados com sobras de tecido, papel de parede ou lã. A utilização de ovos como elementos decorativos requer que estes sejam cozidos em lume brando durante cerca de 10 minutos (para evitar que rachem, se não, pode estragar a decoração!) ou então através do método do sopro: sobre um recipiente e com recurso a uma agulha, fure o ovo em ambas as extremidades; insira a agulha dentro do ovo para perfurar a gema e facilitar a sua extração. Depois, com um pequeno canudo, sopre cuidadosamente para dentro do ovo, para que o recheio saia pela outra ponta – aproveitando-o para fazer os doces pascais! Antes de começar a pintar os ovos, enxágue-os com água e deixe-os secar ao ar livre (1 ou 2 dias), coloque-os no micro-ondas (15-30 segundos) ou no forno a 160º (5-10 minutos). Depois, é só deixar a imaginação fluir e criar os seus próprios ovos!

2. Decorar a divisão do almoço ou jantar

Na divisão onde irá servir o almoço ou o jantar de Páscoa pendure, no candeeiro de teto, pequenos ovos de plástico, chocolate ou pintados por si mesmo, utilizando fitas de cores diferentes. Ou ainda pode optar por 2 ou 3 tons pastéis (azul, rosa, amarelo ou verde claro), para criar um ambiente acolhedor.

3. Decorar com coroa

Aproveite uma simples coroa de ráfia e cole nela pequenos elementos decorativos ligados à Páscoa, que pode facilmente encontrar numa loja de decoração: ovos, pássaros, cenouras ou coelhos e, se quiser, adicione algumas flores artificiais para remeter à Primavera. Pendure na porta de entrada para dar as boas-vindas a todos os seus convidados!

4. Decorar com potes de vidro

Encha uma jarra ou pequenos potes de vidro com amendoas coloridas ou pequenos ovos de chocolate de muitas cores e exponha-os no hall de entrada, na sala, na cozinha…

5. Coroa com ovos de Páscoa

Depois de tingir ou pintar uma dúzia de ovos, passe um cordão bonito por todos, criando uma coroa ou uma grinalda para suspendê-lo em qualquer local da casa. Se quiser, pode adicionar outros elementos como os laços, passarinhos em origami, flores, folhas…

6. Decorar com casca de ovo

Aproveite as cascas de ovo quase inteiras (é necessário pelo menos ¾ da mesma, com uma abertura no topo) e tinge-as com spray ou corantes alimentares em tons semelhantes com a decoração ou então nos tons típicos do Outono. Deixe-as secar e depois as exiba em uma base para o ovo ou castiçal. Pode também colocar no centro de cada casca uma vela flutuante e acenda. Velas de Páscoa muito originais para decorar um centro de mesa, a entrada ou para enfeitar uma casa de banho.

7. Casca de ovo como vaso para flores

Outra alternativa para complementar a ideia n.º 6: substitua as velas por flores em bouquets miniatura. O efeito fica muito lindo!

8. Coelhos pela mesa da Páscoa

Se fizer um buffet, procure uma imagem de um coelho ou outro elemento de Páscoa, imprima vários e recorte. Cole em pauzinhos de madeira ou palitos e espete em cada prato, aproveitando o papel para identificar cada comida. Pode utilizar o mesmo processo para criar divertidos marcadores de mesa.  

9. Marcadores de mesa originais

Para marcadores verdadeiramente pascais, pinte um ovo com as iniciais ou o nome de cada convidado e exponha-a numa base para ovo ou então numa pequena coroa de ráfia ou de ramos construída para o efeito.

10. Mais ideias para marcador de lugar

Outra ideia de marcador passa pela utilização de coelhos de Páscoa de chocolate, sem o seu papel de embrulho e enrolado numa etiqueta com o nome de cada convidado.

11. Decorar com velas

Utilizando velas brancas de vários tamanhos, aplique pés de relva, flores ou elementos pascais, pinte-os ou aplique imagens autocolantes bonitas para enfeitar uma lareira, mesa de apoio ou casa de banho. A escolha é sua!

12. Cestos de Páscoa pela casa

Tire dos armários todos os cestos que tem guardado: em plástico, verga ou estanho, e enfeite-os com ráfia colorida, ovos pintados e, claro, coelhinhos de chocolate. Retire estes últimos do papel de alumínio onde normalmente vêm embrulhados e exiba-os “ao natural” – são mais bonitos assim! Espalhe os cestos pela casa.

13. Ninhos de Páscoa

Se não tiver cestos ou quiser variar, aproveite tigelas simples para construir bonitos “ninhos de Páscoa”: cubra a tigela com fita adesiva e vá enrolando lã numa cor apelativa em torno da tigela até cobrir por completo. Depois, encha com ovos ou guloseimas de Páscoa.

14. Quadro de Páscoa

Aproveite molduras já existentes, preferencialmente as mais fundas, para fazer um quadro de Páscoa. Remova as fotografias, forre o fundo com uma folha de papel colorido e cole metades de ovos previamente pintados. Exponha-os numa mesa bem decorada para a Páscoa ou pendure.

15. Cestos de Páscoa como lembrança para os convidados

Encha pequenos cestos com musgo ou ráfia e guloseimas da Páscoa, coloque um grande laço à volta, colocando na cadeira de cada convidado, como lembrança. Outra alternativa é adquirir pequenos sacos de oferta com motivos pascais. Encha-os com ráfia colorida, coelhos de chocolate e amêndoas!

Fonte: Eu Decoro
Imagem: Jdias
 

Sem comentários:

Enviar um comentário