quinta-feira, 11 de agosto de 2016

10 Maus Hábitos de Decoração a Evitar!


Nem todas as opções decorativas são as melhores. Para que os seus amigos entrem em sua casa e fiquem de boa aberta, não é preciso uma decoração muito cara nem ideias fora de série. Mas há uma lista de erros que deve evitar ou que deve abandonar!

1 - Muito comuns, as entradas negligenciadas são o primeiro erro a evitar. Se as primeiras impressões contam sempre, a casa não é, de todo, uma exceção. Escolha outro local da casa para largar sapatos, correio e chaves. O hall de entrada é a primeira divisão da casa a receber amigos e convidados, mais vale que seja acolhedor e reflita algum conforto.

Use o hall de entrada para pendurar uma fotografia ou um espelho, um candeeiro de parede ou de mesa ou um aparador, clássico ou moderno. Se tiver espaço, para colocar uma chaise-longue com uma manta.

2 - Seguir modas é outro dos erros comuns. Se gosta de mudar frequentemente a decoração da sua casa, não caia no exagero de seguir cegamente as tendências ou de criar ambientes exclusivos com um só estilo.

Siga também o seu instinto e aposte na diferença, com bom senso. Se acha que uma peça moderna pode ser o pormenor que faltava numa decoração mais clássica ou se está na altura numa decoração mais contemporânea, por que não arriscar? Em última análise, é a sua casa e deve sentir-se nela o mais confortável e à-vontade possível.

3 - Encostar o sofá à parede é outro dos maus hábitos decorativos. Para ganhar mais espaço, a maior parte das pessoas opta por encostar os sofás à parede. Mas isto acaba por criar um ponto na sala menos acolhedor e pouco convidativo à conversa.

Em vez de encostar o sofá à parede, deixe uma área de passagem, ainda que não seja muito grande. Pode também colocar o sofá no centro da sala e encostar uma mesa às costas daquele, colocando em cima dois candeeiros de cores quentes.Isto ajuda a criar uma zona mais propícia à conversa, na qual as pessoas estão no centro da sala

4 - Quem já não teve a ideia de simplificar e pintar a casa toda de branco? É um dos erros mais comuns quando se pinta uma casa de novo, ainda para mais quando muitos dos elementos decorativos também são dessa cor.

Para evitar o branco total, basta criar algum contraste com uma parede em cinza escuro e uns armários de cores fortes, como vermelho ou laranja. Uma divisão pode passar da desmaiada palete de tons brancos para uma carregada de luz e reflexos de cores. Não tenha receio de experimentar os tons mais modernos, como os cinzentos, os azuis profundos, os verde azeitona, os vermelhos e até os pretos.

5 - É verdade que nem todos podemos ter casas de banho de sonho, espaçosas, com banheira, chuveiro, armários e até uma janela bem grande. Mas há pequenos truques que podem, de facto, fazer a diferença e até permitir rentabilizar melhor o espaço. Encher esta divisão de móveis não é um deles!

Reduza os móveis e sanitários de casa de banho ao mínimo necessário. Ocupar uma casa de banho de pequenas dimensões com grandes elementos só vai fazer com que ela pareça mais pequena. Deixe o espaço respirar.

Ainda na casa de banho, crie ilusões óticas usando um espelho de grandes dimensões na zona dos lavatórios e, em vez de uma cortina de banho, opte por uma porta de vidro na banheira, a não ser que faça mesmo questão de ter uma.

6 - A maior parte das pessoas usa a sala de jantar apenas quando recebe amigos ou família ou em dias de festa. E estes espaços são, por norma, frios e impessoais. Outro erro!

Uma sala que serve para reunir as pessoas de quem gostamos, como a família e os amigos, deveria ser por princípio acolhedora e quente. Basta, por exemplo, escolher cadeiras com costas estofadas e colocar em cima da mesa os livros de fotografia e de design que ocupam sempre muito espaço noutro local qualquer e, para finalizar, uma jarra com flores. Isto faz com que a sala pareça usada, sem estar desarrumada.

7 - Guardar tudo o que é antigo é outro dos erros. Tudo tem a sua duração e o seu tempo e, sim, aquela velhinha poltrona, aquela mesa já cheia de marcas de comida no tampo e aquela cadeira coxa que insiste em manter em casa já cumpriram a sua missão.

Em vez de criarem um ponto de diversidade e trazerem alguma excentricidade à decoração, há peças que, apesar de serem antiguidades, realmente destoam do ambiente. Não tenha problemas em desfazer-se delas. Há inclusive instituições que fazem recolhas gratuitas em casa de tudo o que já não precisa. Aposte em peças contemporâneas para conferir um toque de modernidade

8 - É realmente preciso ter todas as paredes da cozinha com armários? Além de criar a ideia de que a cozinha está muito cheia, acaba por ter menos espaço do que deveria ter, uma vez que este é um local onde os amigos gostam de se juntar.

Para evitar um excesso de móveis, comece por deixar apenas armários numa das paredes da cozinha. Se puder, opte por prateleiras abertas na parte de cima para colocar a loiça que usa diariamente. Se tiver necessidade de o fazer, porque o espaço é pouco, coloque portas de vidro e crie efeitos de luz dentro dos armários

Em muitas casas portuguesas, a cozinha, enquanto espaço de utilização e fruição mais tradicional, é a divisão menos tecnológica. Outro erro!

9 - Instalar alguma tecnologia, como uma televisão, um gadget ou um sistema de som, na cozinha, pode transformá-la numa espécie de continuação da sala. Ajuda a criar alguma dinâmica na cozinha, além de estar direcionada apenas para preparar comida. Se não for apologista da televisão, opte por um sistema de som que lhe permita ouvir uma boa música enquanto cozinha.

10 - Ter tudo a condizer é outro (mau) hábito a evitar. Um dos maiores erros é insistir em comprar uma cama, cortinados e candeeiros ou uma mesa de jantar e respetivas cadeiras naquilo que parece uma combinação perfeita, mas que acaba por revelar-se um desastre na decoração, uma vez que retira personalidade e movimento ao quarto ou à sala

A mistura e a combinação de vários estilos evitam que a casa pareça um catálogo. Compre as peças maiores, como a cama e a mesa da sala de jantar de uma coleção e os restantes móveis, como a mesa de cabeceira e as cadeiras e a mesa de café, de outras. Se preferir, opte por lojas diferentes, de diferentes ambientes.

Fonte: Revista Saber Viver
Imagem: Jdias
 

Sem comentários:

Enviar um comentário