sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O que o seu Jardim Necessita em Agosto!


Enquanto aproveita para relaxar e conseguir o bronze que andou a ambicionar os últimos meses, o jardim continua a celebrar a grande festa do tempo quente que faz luzir uma panóplia de cores e de cheiros sem fim. Veja de seguida os cuidados que deve ter este mês

Está na altura de plantar ásteres e outras espécies de outono. Adquira estas plantas em vaso e plante-as assim que conseguir.

Este mês é a altura ideal para plantar rudbequias.

Os charcos são desnecessários e prejudiciais para a maioria das plantas. Evite-os regando com cuidado.

As regas sucessivas empobrecem e secam o solo. Este deve, por isso, ser adubado. No caso das plantas em vaso, de 15 em 15 dias, junte adubo líquido à água da rega.

Aproveite este mês para cortar e adubar as rosas com moderação.

As flores constituem o melhor indicador do estado de saúde das plantas. Se as suas cresceram em boas condições, mas produziram poucas flores, provavelmente receberam demasiado adubo.

Se tem no seu jardim espécies herbáceas perenes com espigas florais altas, como as da digitalis purpurea, adube de 15 em 15 dias.

É também tempo das zíneas. As suas flores, variadas em formas e cores, preferem o sol, embora tolerem penumbra.

Se não estiver demasiado calor ou um tempo demasiado seco, transplante as bienais de primavera a partir das bandejas de sementeira e semeie, por exemplo, margaridas.

As dálias florescem no início do verão até finais do outono e destacam-se pela variedade de formas e cores das suas flores. Esta espécie gosta de sol pleno.

Plante verbenas, uma planta que dará mais cor ao seu jardim, sendo que esta é uma boa altura para proceder a essa tarefa.

Embora muitas das plantas de flor agradeçam a larga exposição solar, outras ficarão mais cómodas longe dele. É o caso das astilibes, das cufeas, das heucheras, das escaevolas e das begónias.

As plantas de interior também precisam dos seus cuidados. Confira os mais indispensáveis:

As plantações com raiz nua saem mais económicas mas, nesta altura, não é possível instalar exemplares novos e conseguir que vinguem. Adquira plantas em vaso mas verifique sempre o seu aspeto antes de as comprar.

Se a sua região é das que sofre fortes secas no verão, as plantas agradecem duas regas diárias, mas não as encharque em demasia.

O jasmim, tal como a hera e a madressilva, são exemplos de espécies que crescem desordenadamente nesta época do ano, tornando-se inestéticas. Uma poda ligeira resolverá o caso.

A horta também não pode ficar esquecida em agosto. Saiba o que deve plantar e descubra outros cuidados a ter este mês.

Para ter saladas frescas até ao outono, transplante de 15 em 15 dias, as plantações de alface do viveiro para os canteiros.

Acelgas, espinafres e rabanetes também devem ser plantados nesta altura. Semeie preferencialmente ao final da tarde.

Embora os dias sejam mais curtos, as plantas da horta continuam a necessitar de água diariamente. No entanto, reduza as regas em caso de necessidade.

Os últimos pimentos e as beringelas agradecem adubo orgânico.

Se as suas cenouras, rabanetes, alhos-porros ou batatas não alcançam o tamanho desejado, é provável que os tenha plantado muito juntos. Recomendamos que retire algumas plantações algum tempo após a sementeira ou que respeite as distâncias de plantação ao semear.
Fonte: Revista Jardim
Imagem: Sapo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário