sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A sua varanda merece mais do que um pai natal pendurado!


Para celebrar o espirito natalício, decore-a com luzes e com pequenos apontamentos festivos. Aproveite e faça o mesmo com o seu terraço. Veja as nossas sugestões!

O Natal é uma época festiva para estar e viver em família. Meses de reencontros em que as noites frias ganham cor e dinâmica com os momentos em união e que exigem uma decoração à altura, também no exterior. E não estamos a falar apenas das muitas figuras de Pai Natal que, ano após anos, surgem por tudo o que é varanda. Partilhamos consigo, de seguida, algumas ideias.

Sugestões decorativas para que nos sintamos mais envolvidos por esta época de harmonia, partilha e prosperidade. Aproveitemos a quadra natalícia para criar mais uma atividade em conjunto, criando figuras decorativas também para o exterior. Decoremos as nossas varandas e animemos as nossas ruas. Aqui ficam algumas sugestões:

- Árvore de Natal no exterior

Comecemos por colocar uma árvore, um elemento referenciador desta quadra, que, através das suas agulhas e da sua forma cónica, ganha mais vida, quando iluminada e decorada. Nas varandas maiores, podemos optar pelo tradicional pinheiro (Pinus pinaster) com o seu aspeto bravo e despenteado.

Em alternativa, podemos recorrer a um exemplar de Picea abies , com um porte firme e arrumado. Este é mais conhecido pela árvore de Natal ou abeto-da-noruega. Não podendo ter estas árvores de grande porte, podemos optar por soluções topiadas e conduzidas de forma cónica, como a Taxus bacata (teixo), Chamaecyparis sp. (falsos ciprestes) ou mesmo o Buxus sempervirens (buxo). Veja ainda as variedades que quem gosta de árvores de Natal naturais deve privilegiar.

- Iluminação de Natal à prova de chuva e frio

A simplicidade da luz pode iluminar todo um cenário. Hoje em dia, é tão fácil e acessível adquirir soluções variadas e sustentáveis alimentadas à luz solar, que é pena não tirarmos partido delas da forma mais conveniente. Assim, iluminamos as nossas varandas e criamos diferentes acontecimentos pelas nossas cidades.

- Coroa de Natal na porta ou na parede   

Não é um quadro, mas pode acabar por fazer uma composição perfeita na sua parede. Se optar por uma coroa de Natal natural, ainda que seja uma solução cara e temporária, pode beneficiar dos aromas que poderão libertar os ramos de eucalipto, buxo ou teixo.

Pode ser decorada com laços coloridos, à sua escolha, vários tipos e tamanhos de pinhas ou até mesmo fruta da época. Aprenda a fazer uma coroa de Natal com ramos e pinhas passo a passo, uma solução muito original e muito mais económica do que as que são vendidas no mercado.

- Lanternas de velas

Nada como o calor da chama das velas para tornar os nossos terraços mais quentes e acolhedores. Trata-se de uma luminosidade diferente, em que através de vários tipos de lanternas podemos criar composições interessantes entre as plantas. Sugerimos-lhe um

bosque de Natal com velas e musgo, um centro de mesa original que também pode transportar para o exterior.

- Estrelas-do-natal nas varandas

Para finalizar, nada como propor a planta que ganha mais destaque durante esta época festiva, a poinsétia. Trata-se de uma planta que exige uma elevada exposição solar e é necessário protegê-la ao máximo das correntes de ar ou de temperaturas muito frias.

É aconselhado evitar o contacto com as crianças e animais de estimação, pois é considerada uma planta extramente tóxica, à semelhança das que lhe apresentamos nesta galeria de imagens. Deixemo-nos, então, contagiar pelo espírito natalício para decorar as nossas varandas.
Fonte: Revista Jardins
Imagem: Sapo

Sem comentários:

Enviar um comentário