sexta-feira, 11 de maio de 2018

Sala pequena – As últimas tendências!


Ter uma sala pequena normalmente significa ter uma casa pequena, mas isso nem sempre significa falta de poder económico. Muito longe disso! Aliás, atualmente ter uma casa pequena pode apenas significar que vive numa zona cara e privilegiada de alguma grande cidade, e que vive uma vida cosmopolita, cheia de atividades estimulantes.

E é por isso que se torna tão importante desmistificar a decoração de casas pequenas, porque as soluções existem e é possível ter uma casa espaçosa e confortável em poucos metros quadrados!

Hoje focamos a nossa atenção na sala e trazemos-lhe as tendências para 2018 no que toca à decoração destes espaços.

O sofá

Os sofás são elementos incontornáveis em qualquer sala, mas numa sala pequena adquirem contornos de peça central de impacto, e isso dá-lhes uma importância ainda maior.

Se numa sala de dimensões generosas o tamanho do sofá quer-se condizente, numa sala pequena as dimensões não podem ser tão grandes como o nosso desejo, mas nem por isso devem ser desprovidos de conforto. Aliás deverão ser ainda mais práticos e acolhedores, e ainda mais bonitos porque vão ter todo o protagonismo.

As tendências do ano passado continuam em alta, com os sofás de estilo moderno e linhas direitas, pouco volumosos, mas muito confortáveis, a ganhar a dianteira das preferências quando se trata de uma sala pequena.

Mas isto não quer dizer que fique limitado a sofás pequenos que não satisfazem as suas necessidades! Pouco volumoso não significa necessariamente pequeno, apenas que o seu impacto no espaço não é tão vincado. Pode optar por um sofá com chaise longue, de canto, e encostá-lo realmente a um canto para uma melhor gestão do espaço.

No que respeita à cor, em 2018 as cores frias mantêm-se como tendência, com especial incidência nos cinzentos e beges claros. Em espaços claros as cores frias ajudam a expandir o ambiente e a torná-lo mais luminoso, mas não precisa de ter um sofá muito claro, desde que o resto da decoração o seja.

Soluções fluidas

Fazer nichos em salas pequenas pode ser complicado pois pode tornar o espaço ainda mais pequeno, mas se optar por uma solução de continuidade visual, isso não vai ser um problema.

A chave é inserir os nichos na mesma base cromática das paredes, no tom mais claro e brilhante possível, para que o conjunto fique homogéneo e harmonioso, sem esquecer uma boa iluminação. Assim vai conseguir colocar prateleiras sem as ter de ver a destacar-se da parede, porque fazem parte dela. Pode aproveitar e fazer uma parede com o espaço para a televisão como no exemplo e escusa de ter outros móveis, o que dará muito mais sensação de espaço!

Já sabemos que quanto mais clara for a cor das paredes que e de toda a paleta cromática que serve de base a uma sala pequena, maior ela vai parecer. Mas isso não significa abdicar de toda a cor!

As cores frias continuam a ser tendência, mas agora com maior enfoque para o verde seco ou cinzento esverdeado.

Se a sua sala for mesmo pequena, as cores claras serão sempre a sua melhor aposta, no entanto pintar uma parede ou apenas uma porção dela, com estas cores, para maior efeito visual, não é uma ideia descabida. E se o espaço tiver muita luz pode ousar um pouco mais!

O mobiliário acessório

Os ambientes escandinavos estão cada vez mais na moda e os seus móveis acessórios não poderiam ser mais adequados para uma sala pequena!

Escolha móveis em madeira e branco, para enfatizar a sensação de luminosidade e conforto, de tamanhos pequenos, e (muito importante) com pernas. As pernas das mesas de apoio, dos armários e aparadores, e até do sofá, vão dar um ar mais esguio ao conjunto, tornando-o menos pesado numa área pequena.

A escolha do seu formato também é um ponto muito importante a ter em conta. Evite móveis trabalhados, com designs muito extravagantes ou muito grandes, tentando manter uma estética leve e coerente, com bastante espaço entre os seus elementos.

Elementos altos e estreitos acrescentam verticalidade e dimensão ao espaço, pelo que são boas apostas.

Os materiais

Uma sala pequena não precisa de ser uma sala modesta. O seu lema até pode ser espaço pequeno, luxo em grande, se for essa a sua vontade!

O veludo é uma tendência muito atual, acompanhando o renascer do interesse pelo vintage, e o amarelo mostarda é uma das cores desta primavera. Conjugar os dois elementos garante elegância, modernidade e originalidade.

A organização

Numa área pequena a disposição de todos os elementos deve ser meticulosa, e a organização é fundamental.

Encostar os sofás às paredes é uma forma interessante de manter os espaço livre entre eles. Optar por um sofá pequeno coadjuvado por uma poltrona confortável também é uma boa maneira de ganhar flexibilidade no seu espaço pequeno, pois a poltrona pode ser mudada em função das necessidades.

Certifique-se de que não tem demasiadas coisas na sua sala, e de que tudo tem o seu lugar específico. Se o espaço também servir de sala de jantar, não se esqueça de escolher peças de cores e estilos semelhantes, para dar mais homogeneidade e impedir a sensação de acumulação de objectos, nem de deixar espaço suficiente entre os elementos para uma utilização confortável.

Outra organização possível é optar por ter apenas um sofá e complementá-lo com pufes, pequenos e de arrumação fácil, que podem salvar a situação quando são precisos mais assentos.

Fonte: Homify
Imagem: JDias

Sem comentários:

Enviar um comentário