sexta-feira, 24 de maio de 2019

Dicas para decorar um quarto de bebé



Preparar um quarto para bebés pode ser uma experiência divertida e recompensadora, mas também pode ser um pouco extenuante, especialmente se não souber por onde começar. Existem vários elementos na decoração que são absolutamente essenciais como o berço e o lugar para alimentar o ou a bebé. Como tal, iremos dar-lhe alguns pontos de partida e dicas para começar a meter o quarto novo em ordem.



Esboço da disposição dos móveis



Recomendamos, em primeira instância, que comece a desenhar uma planta do quarto, dispondo os móveis no espaço onde acha que deveriam estar. Tenha alguns cuidados extra: não deixe o berço perto da janela para evitar as correntes de ar, ou até mesmo das cortinas. O armário para trocar as fraldas deve ser colocado perto do berço, por questões práticas. Igualmente perto deve estar uma poltrona, de preferência junto a uma janela, para que possa embalar e alimentar a criança. Esta poltrona deve ser um investimento bem pensado, pois será um lugar onde passará muito tempo durante os primeiros meses de vida do ou da bebé.


Roupeiro

É essencial que o quarto esteja sempre limpo e extremamente arrumado, por uma questão de saúde e de protecção de possíveis alergias. Como tal, as roupas do ou da bebé devem estar bem arrumadas e de fácil acesso, bem como todos os brinquedos e outros acessórios.
Pode optar por adquirir ou pedir um roupeiro de bebé à medida a profissionais com qualificações e experientes. Se pretender algo mais a longo termo e se o quarto de bebé for para quando ele ou ela crescer pode considerar em fazer um roupeiro embutido ou um closet mais neutro, para ficar para a criança.

Roupa de cama

Cobertores pesados de lã, por exemplo, são grandes acumuladores de
pó e ácaros, que podem ser prejudiciais para a saúde de recém-nascidos. Opte antes por um edredom próprio. Deve optar por lençóis que sejam feitos de algodão puro. Os tecidos de algodão são altamente respiráveis e ajudam na circulação do ar, o que fará com que o sono do ou da bebé seja muito mais confortável e tranquilo.
Palete de cores

Aposte em cores claras que transmitem um ambiente tranquilo e harmonioso. As paredes devem ter um tom claro, bem como as roupas de cama. No entanto, pode e deve também estimular ou pouco as sensações do ou da bebé com cor, vivacidade e alegria. Para dar este toque, o ideal é colocar um ou outro elemento colorido que chame a atenção para o detalhe e dar um ar vibrante ao quarto. Ainda assim, é melhor não abusar destes elementos para não criar excitação.
Continuando neste ponto, lembramos também que os e as bebés passam muito tempo deitados de barriga para cima. Assim sendo, porque não considera pintar o tecto com algum mural ou pinturas harmoniosas, mas que estimulem o cérebro da criança?




Reparações

Outra acção absolutamente essencial passa por fazer todas as reparações precisas e adaptar o quarto com toda a segurança e conforto que o ou a bebé necessita. Não se esqueça de tapar as tomadas eléctricas e colocar redes protectoras. Certifique-se que o berço está bem montado, sem parafusos soltos ou elementos que possam magoar a criança, bem como todos os outros móveis do quarto. Não coloque objectos pendurados e arranje protectores para as portas.



Siga estas dicas e terá o sítio perfeito para o ou a bebé relaxar e crescer feliz e em segurança!


Sem comentários:

Enviar um comentário