sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

10 dicas para cuidar de plantas domésticas


Faz parte daquele grupo nada restrito de pessoas que não conseguem manter uma plantinha doméstica por muito tempo? Está na hora de rever os seus conceitos e pensar no que tem estado a fazer mal!

É certo que as plantas podem ser bastante sensíveis mas o mais certo é estar a fazer alguma coisa mal, provavelmente por simples desconhecimento.

Se está mesmo interessado em ter pelo menos uma ou duas plantas em sua casa e ao seu cuidado tem de ler este artigo! Hoje a homify partilha consigo alguns conselhos de jardineiros amadores bem-sucedidos. Acompanhe-nos e confira o que está a fazer de mal com as suas plantas.

1 – Escolha a planta certa

Embora não se trate propriamente de um cuidado a ter com a planta, a escolha é determinante para saber o que vai precisar de passar a ter, por isso tem de ser incluída neste artigo!

Há plantas muito sensíveis e plantas que aguentam alguns descuidos da sua parte, por isso se tem pouca experiência ou jeito para a jardinagem será bom começar com uma planta resistente. As suculentas estão entre as mas resistentes e que menos cuidados exigem, mas também pode experimentar uma Espada de São Jorge, uma Jibóia ou uma Pata de elefante que também têm boas probabilidades de ter êxito. As características e necessidades da planta vêm normalmente descritas numa etiqueta anexada ao vaso, estude-as bem.

2 – Prepare o melhor solo para a sua planta


Prepare o solo que será da sua planta tendo em conta as necessidades específicas descritas. Lembre-se de que o vaso onde ela veio, apesar de ter o solo correcto, tem de ser temporário e mais tarde ou mais cedo terá de a mudar.

Atente no pH e nos nutrientes necessários que vêm descritos na etiqueta de compra. Se não a tiver faça uma pesquisa na internet para saber o que tem de fazer.

3 – Avalie a luz no local onde vai ficar a planta


Pesquise as necessidades da sua planta e escolha o sítio onde ela vai ficar em conformidade.

Perceba se a planta precisa de muita luz directa ou se, pelo contrário, prospera melhor à meia-luz ou na sombra. Este factor vai ser decisivo na sua manutenção em boas condições.

4 – Verifique a temperatura e as correntes de ar


Verifique também as correntes de ar e a temperatura ambiente. Há plantas que suportam mal o frio e o vento, pelo que podem não ser as melhores escolhas para locais mais expostos ao ambiente exterior no nosso país.

5 – Preste atenção à planta


Não se esqueça da existência da sua planta. Isto inclui as regas, obviamente, mas também a verificação periódica de sinais preocupantes, como o aparecimento de folhas amareladas ou secas, pragas ou manchas estranhas. Se der conta do problema a tempo ainda terá a oportunidade de o resolver antes de a planta morrer.

6 – Cuidado com as regas


Obviamente, as plantas precisam de água para viver (como nós), mas cada uma tem as suas necessidades. No pólo oposto à falta de regas temos o comportamento igualmente errado de regar em demasia.

As regas demasiado abundantes ou em períodos errados podem apodrecer as raízes e propiciar o aparecimento de fungos que vão matar a sua planta. Verifique sempre as necessidades específicas e proceda em conformidade.

7 – Retire folhas velhas e faça poda


Falamos de manutenção básica à própria planta. Remova folhas secas e velhas, e se for necessário aprenda a podar. As folhas velhas atrasam o crescimento da planta, usam nutrientes preciosos e ao apodrecerem no vaso, por exemplo, podem fazer a planta adoecer.

8 – Limpe o pó


O pó não se acumula nos móveis? As folhas da sua planta não são diferentes! O pó e outra sujidade (pelo de animais, por exemplo) acumulada nas folhas pode dificultar e mesmo impedir o processo da fotossíntese, acabando por matar a planta no extremo. No mínimo terá uma planta feia num ambiente bonito e não é isso que deseja, certo?

9 – Não se esqueça do adubo


Regar é importante, mas também é fundamental manter o solo fornecido com os nutrientes de que a planta precisa, por isso adubar é fundamental. Uma vez mais deve ter em conta a espécie da sua planta e comprar o adubo em conformidade. Nas lojas de jardinagem ou bricolage pode encontrar adubos próprios para várias espécies de plantas com as respectivas descrições.

10 – Escolha o vaso certo


A escolha do vaso é a nossa última dica de hoje!

A escolha do vaso é muito mais do que simples decoração. Há vasos que simplesmente não funcionam para algumas plantas, como por exemplo a orquídea que precisa de vasos com perfurações para drenagem e, se esses orifícios não forem eficazes, põem em causa a planta.

Os vasos devem ter um tamanho proporcional às plantas e assegurar uma boa drenagem da água em excesso.


Sem comentários:

Enviar um comentário