sexta-feira, 29 de julho de 2016

Dicas de iluminação: a luz na decoração!


A iluminação é muito importante num ambiente e sempre que planear a decoração de interiores, deverá levar em consideração no seu projeto este requesito.

 Para garantir que consigue a melhor iluminação possível e até os melhores efeitos, siga estas dicas básicas:

 - Sempre que possível dê máxima atenção à iluminação natural. Nada como a luz do sol para enriquecer um ambiente. Além de ser imprescindível para o ser humano é também sustentável pois ajuda na economia de energia!

 - A iluminação artificial deve ser projetada para que supra a necessidade de cada ambiente, com o tipo de luminária mais adequado, bem como o tipo de lâmpada.

 - Há diferentes tipos de iluminação que podem ser atingidos de acordo com o tipo de luminária usada. As mais comuns são:

 A iluminação direta, onde a luz é direcionada para um plano, uma superfície, seja uma mesa de estudo, balcão de cozinha etc. Pode ser feita através de spots ou até pendentes.

A luz indireta, onde a luz é direcionada para o teto ou paredes e é refletida para o restante do ambiente, ou seja, algo mais suave. Muito usada em salas de estar e quartos.

E também a iluminação difusa, que é a mais comum, vinda diretamente do teto através de luminárias (embutidas ou não) e não causa sombra no ambiente o deixando iluminado por completo.

 - Existem diversos tipos de de lâmpadas e hoje as mais usadas, para interiores de residências, são as halógenas, as fluorescentes compactas e as de Led. Cada uma tem seu benefício e cabe à si decidir qual prefere:

 As halógenas são lâmpadas mais baratas, mas que gastam mais energia, porém tem uma reprodução de cores perfeita. Já as fluorescentes e de Led tem uma reprodução de cores um pouco inferior e o preço mais elevado, especialmente as de Led, porém no quesito conta de luz, gastam bem menos e são mais duráveis.

 - Também fique atento ao tipo de luz emitida, se mais amarelada ou mais branca. Geralmente para cozinhas e locais de estudo se requer uma luz de cor mais branca, ou seja, uma lâmpada neutra ou fria. Já em ambientes em que se quer mais aconchego, a luz mais amarelada, chamada de quente, pode ser mais agradável.

 Se está a planear decorar um ambiente por conta própria, saiba que a iluminação correta pode ajudar muito e é sempre útil saber mais sobre o tema!

Fonte: Conceitos de Estilo
Imagem: Jdias
 

Sem comentários:

Enviar um comentário