sexta-feira, 1 de março de 2019

40 ideias de decoração de Carnaval para animar a casa sem gastar muito


Carnaval é sinónimo de festa, alegria e muitas cores! Há quem seja figura assídua nos desfiles e não perde nunca a oportunidade de seguir um trio elétrico, mas também existem pessoas que adoram a folia, mas preferem curtir com os amigos e família em casa.

Vale decorar a casa, o salão de festas ou até um sítio (mesmo se você e o seu grupo resolverem alugar um espaço) e preparar uma festa bem especial.

O que importa é trazer a alegria e as cores dos blocos para um ambiente interno: para dentro de casa – ou no quintal, na varanda ou no salão de festas do seu prédio.

Se você faz parte desse grupo que quer curtir em casa, precisa ler as nossas dicas:

·         Abuse das cores nos ambientes! Faça um inventário dos itens mais coloridos que você tem em casa para usar, de louças a objetos de decoração;

·         Se o seu Carnaval for na sua sala, arraste o sofá e encoste os móveis às paredes, assim tem espaço no meio para uma pista de dança improvisada;

·          Tem almofadas (ou capas) guardadas, de cores diferentes? Use todas! Não importa que as cores não sigam uma paleta, no Carnaval pode tudo! A festa pede todo o colorido possível!;

·         Use objetos fora do comum para decorar a mesa. Você pode, por exemplo, usar fitas com apitos ou pulseiras coloridas de acrílico como porta-guardanapos, ou então pequenas cornetas coloridas como marcadores de copos e taças;

·         Aposte em flores e bolas de papel crepe penduradas no teto, presas com fita adesiva;

·         Coloque tecidos presos no teto com fita adesiva como uma colcha bem colorida. Se não tiver, pode usar pedaços de TNT, que o efeito é o mesmo. Eles servem para decorar ou delimitar espaços.

Confira algumas ideias de decoração para o seu Carnaval em casa (e, todas, gastando bem pouco!):

1. Use o teto

Use o teto a seu favor. Pendure pontas de balões, serpentinas, pompons e o que mais você encontrar que possa dar um efeito carnavalesco. Para fixar, o fio não pode ser muito curto, para que o objeto não fique muito colado ao teto, e nem muito comprido, para evitar enroscar nos pés e causar uma queda ou outros acidentes.

2. Palitinho de churrasco


Como é que um item tão barato pode ser tão versátil? Independente se o menu da festa será churrasco, renove o seu stock de palitos para espetadas. Com eles, é possível criar várias decorações.

3. Garrafas no décor


Tem garrafas de vinho encostadas aí, apenas à espera de uma oportunidade para serem usadas? Então chegou a hora! Dê um banho de tinta em spray. De preferência, pinte com tons metálicos, assim fica fácil combiná-las com o restante da decoração.

4. Fitas, fitas, fitas!


As fitas são outro item básico e que vale a pena ter em casa e serve desde fazer um laço bonito num presente até para decorar cadeiras, bancos e pufes de uma festa bem colorida.

5. Potinhos de confetis


No Carnaval, a alegria da criançada é espalhar confetis: elas enchem as mãozinhas, saltam e atiram para o ar, criando uma chuva de papel adorável. Para manter essa tradição viva, espalhe potinhos com confetis por todo o seu espaço.

6. Estendal de bolinhas


As crianças têm papeis perdidos aí de algum trabalho da escola? Ou você estava a organizar o ateliê e descobriu algumas folhas de papel velhas? Faça um estendal de bolinhas coloridas. É um cenário perfeito para tirar fotos!

7. Peguem nas máscaras, vistam as fantasias e vamos para a folia!


A hora que toca a música da sua escola de samba chega a acelerar o coração, não é? Nessa hora, nada mais importa, a não ser o som da avenida. Por isso, deixe a decoração, inclusive da mesa, pronta bem antes da festa começar, para não se esquecer de nenhum detalhe.

8. Pontas de balões também ajudam


Não é festa de aniversário, mas se você conseguir pescar aquele saco de pontas de balões lá do fundo do armário, a ideia é usá-las como marcadores de taças. Use diversas cores e diferentes formas para amarrar cada uma delas, deixando cada copo ou taça, fácil de ser reconhecido.

9. Taças decoradas


Deixe os copos e taças personalizados. Use adereços próprios de Carnaval e apitos como marcadores. Assim, mesmo no meio da folia, ninguém perde a sua bebida! Deixe as taças dispostas numa bandeja com serpentinas e confetis.

10. Carnaval mirim


Os foliões mirins têm direito ao seu próprio cantinho. Lá, eles podem tudo. Esse estendal de confetis segue as cores do arco-íris. Já pensou em encontrar um pote de ouro no final do túnel?

11. Máscaras à disposição


Uma ideia simples e fofa, que pode ser feita com EVA, cartolina ou carimbos, para a casa também entrar no clima festivo! Escolha um copo alto para trabalhar, quanto maior, mais bonito fica.

12. Quase um altar


Você tem uma mesa de canto, ou daquelas mais altas, de apoio? Dá para usar esse móvel também. Basta forrar com uma echarpe ou outro tecido brilhante (dourado é o melhor), e colocar a sua melhor máscara ao centro, apoiada num arranjo de plumas.

13. Plumas


Plumas são sempre bem-vindas, seja para usar na decoração do cenário ou no figurino. Opte por comprar as de cores vibrantes, que causam impacto na fotografia e no ambiente. Use para fazer arranjos e deixe à disposição dos foliões também.

14. Guirlanda de carnaval


Para deixar sua casa inteira no clima festivo, invista numa guirlanda! Assim seus convidados vão ver, de longe, que a festa será inesquecível. Para isso, corte um cartão no formato da guirlanda, e ate muitas bexigas, de cores bem alegres, a toda a volta.

15. Arranjos altos de mesa


Arranjos altos chamam sempre a atenção, por isso, capriche na decoração do seu. Eles podem ficar na mesa principal, nalguma mesa de canto, aparador, buffet, ou até num banquinho, no cantinho do corredor.

16. Pequeno notável


Se você optar por ter várias mesas de festa para acomodar os convidados, invista em pequenos arranjos de mesa. Use uma toalha de cor neutra, e capriche nos brilhos e adereços. Por mais pequeno que o arranjo seja, já vai cumprir a função de não deixar a mesa despida.

17. Mesa posta


Se você não é folião, mas não deixa a data passar em branco, a ideia é um almoço temático. Deixe algumas marchinhas de Carnaval a tocar, como som ambiente, e decore a mesa com adereços delicados, mas marcantes, e que podem servir também como lembrança, como a simples máscara, usada como anel de guardanapo.

18. Decoração onde ninguém imagina


Se a casa inteira estiver aberta à festa, até a casa de banho pode ser decorada. Uma sugestão é aplicar máscaras grandes e bem chamativas nos espelhos. Use fita crepe para não danificar a peça. Você pode fazer isso em todos os espelhos da casa.

19. Kit de boas-vindas


E que tal um kit de boas-vindas para os seus convidados? E não precisa ser nada muito elaborado! Uma ideia é um kit ressaca num saquinho, neutro e decorado com bolinhas coloridas, com um sal de frutas, analgésico, folhas de hortelã e um pequeno frasco de elixir bucal.

20. Leve a lembrança para casa


Festa que se preze sempre tem uma lembrança, não é? O mimo é barato e vai ficar na cabeça dos convidados, principalmente das crianças. Encha tubos com gomas e personalize a embalagem.

21. Quados para entrar no clima


Se você tiver porta-retratos com molduras de cor alegre, é mais um item que pode servir para decorar o seu Carnaval indoor. Para isso, escreva o refrão ou uma frase de uma música bem conhecida. Fica um encanto!

22. Fitas e pontas de balões


Pontas de balões são bem-vindas em qualquer tipo de festa. Sempre dá para adaptar e usá-las de formas diferentes. Amarre fitinhas coloridas nas pontas e prenda os balões no teto. Você pode até usar CDs antigos pendurados, ajuda a criar um clima de dança.

23. Vamos reciclar!


Peça ajuda às crianças da casa na hora de montar esse arranjo, assim elas aprendem desde pequenas que a reciclagem pode, e deve, fazer parte do dia a dia. Para essa ideia, só precisa de rolos de papel higiénico como base. Cola, tesoura e papel colorido para fazer a parte das saias. Junte várias e pendure juntas.

24. Chita também ajuda!


Chita é aquele tecido que tem a cara bem brasileira, super colorido, cheio de estampados de flores. Use em pequenos enfeites. Use para forrar garrafas e deixar o clima ainda mais alegre.

25. Arco de balões


Se a entrada da sua casa permitir, faça um super túnel com pontas de balões. Dá para fazer com as cores do arco-íris, ou com algumas cores intercaladas. Use um arame como base, e faça uma máscara gigante para colocar no centro do arco.

26. Carnaval indoor


Tem um espaço grande, um salão de festas ou até mesmo a garagem disponível para a festa? Invista num quadriculado para o chão. É uma peça-chave para a ideia de pista de dança! Use um tema para deixar a festa bem personalizada.

27. Trouxinhas como mimo


Um docinho para comer no dia seguinte. Quem não gosta? Dizem por aí que é mais saboroso assim. Separe então a guloseima preferida dos seus convidados (pode até ser um bombom) e faça uma trouxinha. Às vezes, uma roupinha de festa, já dá uma outra cara para um doce simples. Além de ficar bonito para os convidados, também pode ajudar na decoração da mesa.

28. Prepare kits-festa


Use copos de shot para preparar pequenos kit festa. Neles, você pode colocar serpentinas e muitos, mas muitos confetis. Se a festa for para as crianças, use copos descartáveis, para evitar que caiam ao chão, quebre e magoem alguém.

29. Flores coloridas


Flores de cores bem fortes também podem ajudar na decoração do Carnaval. Equilibre a mesa com o uso de mosquitinhos (raminho de flores brancas pequeninas). Use adesivos de bolinhas (usados em material escolar e escritório) para dar uma nova cara às suas taças também.

30. Objetos reciclados


Tem garrafas plásticas e de vidro por aí? Junte todas e leve para o jardim. Forre o chão com jornal ou lona, e aplique tinta em spray em todas elas. Na hora de montar a decoração, vai ver a diferença que isso faz!

31. Confetis gigantes


Se a criatividade estiver em baixa por aí, compre papel cartão e desenhe bolas grandes (para isso, basta usar um copo ou fundo de alguma jarra como medida-padrão). Recorte e cole nas paredes de casa. Use fita crepe para, na hora de desmontar o cenário, não tirar o papel e a tinta da parede.

32. Resgate seus acessórios coloridos


Toda a gente tem acessórios coloridos em casa. Duvida? Pegue numa caixa e vá verificar, divisão a divisão. Às vezes a decoração já faz parte da casa e alguns itens podem passar despercebidos, mas que podem fazer a diferença no cenário da festa, como porta-velas e potes de cozinha.

33. Chuva colorida


Essa ideia é fantástica para festas que tenham crianças, porque elas simplesmente adoram! Crie uma nuvem de papel (que pode ser de rascunhos ou pedaços de papel que tenha em casa), e faça cortinas com gotinhas coloridas. O aspecto é de uma chuva colorida.

34. Tubinhos


Essa é uma lembrança que também vai ficar na cabeça das crianças. Encha tubinhos transparentes com pastilhas coloridas de chocolates. Tape o tubinho com uma fita e coloque um pequeno adereço. Pronto, lembrança feita!

35. Papelaria criativa


Esta ideia pode executar enquanto enquanto vê televisão. Corte tiras de papel colorido, todas do mesmo tamanho. Depois, basta uni-las, formando anéis, um dentro do outro. Pode espalhar várias pela casa, ou fazer uma cortina.

36. Monte uma mesa


Todas as festas precisam de ter uma mesa principal, seja com doces ou salgados. Não deixe de lado a decoração desse cantinho. Faça um painel com leques de papel crepe ou folhas de seda, e personalize toda a estrutura da mesa.

37. Cores em tudo


Não precisa reclamar mais dos talheres todos juntos. Disponha-os em vasinhos, com guardanapos coloridos. Facilmente identificáveis e muito coloridos!

38. O almoço é lá fora


Carnaval em Portugal é sinónimo de frio! Então, se a refeição for lá fora, no quintal ou no jardim, coloque mantinhas junto à mesa, de modo a que todos estejam aconchegados na hora de saborear o petisco.

39. Desenhos e espiral no teto


Vá ao centro comercial mais próximo de si, e visite as lojas de decoração. Vai ver que, mesmo com pouco investimento, também dá para comprar itens para deixar a sua casa no ambiente carnavalesco.

40. Ambiente pronto para a festa


 


E que tal um baile de máscaras? Se for essa a sua ideia, opte por usar um pouco menos de cores (talvez, seja bom manter-se fiel a 2 ou 3 tons). Use cortinas coloridas e flores na decoração.



Sem comentários:

Enviar um comentário