segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Decoração de Sala de Estar Pequena: 50 Dicas Poderosas! (Parte 1)


Criar uma decoração de sala de estar pequena não é difícil, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é possível solucionar o problema usando apenas truques e segredos de decoração e arquitetura, que alem de gerar amplitude, também irão gerar conforto e beleza.

50 – Menos é mais

Em ambientes pequenos, aquele velho ditado: “Menos é mais.” faz todo o sentido.

Quanto menor o numero de coisas na sala, mais leve ficará o ambiente, e consequentemente parecerá ser maior. E este é um princípio que muitas pessoas ignoram.

Seja simples. Se a sua sala de estar é pequena, procure usar, somente o que é realmente necessário para o seu bem-estar, da sua família e dos seus amigos.

Quanto mais clean a decoração da sua sala de estiver, mais espaçosa ela vai ser.

 49 – Liberte espaço

Elimine da sua sala de estar todas aquelas coisas que ninguém usa, ou que não serve pra nada.

48 – Escolha um estilo de decoração que valorize a sua sala de estar pequena

Procure escolher um estilo decoração mais simples, por exemplo:

·         Contemporâneo

·         Minimalista

·         Estilo oriental

·         Moderno

Estes estilos possuem a simplicidade e as linhas retas como características em comum, e estes pontos valorizam e muito ambientes pequenos, pois geram a sensação de mais espaço por ser um estilo de decoração visualmente mais limpo e clean.

Escolha apenas um estilo de decoração para a sua sala de estar, assim ela não ficará sobrecarregada com muita informação.

47 – Procure o sofá ideal para o tamanho da sua sala de estar

Um dos erros mais frequentes na decoração de uma sala de estar pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o espaço da divisão.

O sofá não pode ser muito grande, se não este passará o limite da área da sala e diminuirá o espaço para circulação das pessoas.

Também não pode ser pequeno demais, pois estará a perder um espaço valioso para conforto.

O ideal é escolher um sofá proporcional ao tamanho da sua sala de estar.

Quando for comprar o sofá, recomendamos que tire as medidas da sua sala, para escolher um sofá que melhor se encaixe no espaço, assim, não correrá o risco de escolher um sofá muito grande ou muito pequeno.

46 – Prefira um sofá com linhas retas, menos profundidade, com uma cor lisa e neutra

Móveis com linhas retas são mais simples e cleans, por isso são uma ótima opção para decoração de salas de estar pequenas.

Sofás menos profundos ajudam a ganhar espaço quando se trata de ambientes pequenos.

E móveis com cores lisas e neutras são as melhores opções para ambientes pequenos, pois não sobrecarregam o ambiente, e o melhor, combinam com tudo.

45 – Evite aqueles tradicionais sofás de 3 e 2 lugares

Sofás de 3 e 2 lugares ficam muito bem e salas de tamanho médio à grande, mas não é a melhor opção para decorar sala de estar pequena, pois ocupam bastante espaço e na maioria dos casos atrapalha a circulação no espaço.

Para driblar esse problema, opte por apenas um sofá, e se precisar de mais acentos, use poltronas, banquinhos, cadeiras ou pufes.

44 – Sofás sem braços

Sofá sem braços são uma ótima alternativa, pois amplia o campo de visão sobre o ambiente, sendo assim gera sensação de amplitude.

43 – Móveis com pernas expostas

Se o piso da sua sala de estar estiver em boas condições, outra ótima alternativa para decoração da sala de estar pequena é implementar na decoração móveis com pernas expostas, assim aumentará o campo de visão do piso e dará sensação que a sala é maior.

42 – Que tal decorar a sua sala de estar sem usar sofá?

Parece impossível não é mesmo? Mas não é!

O maior móvel da nossa sala de estar com certeza é o sofá, não é mesmo?

Se a sua sala de estar é super pequena, e na sua casa vivem poucas pessoas, se pensarmos direito, não precisamos de muitos acentos, então podemos eliminar o sofá e ganhar um bom espaço de área, certo?

Pois é, o que podemos fazer é eliminar os sofás e optar por duas poltronas grandes e confortáveis, mais uma mesa de centro para apoiar as pernas e relaxar, e também podemos adicionar mais acentos, colocando alguns banquinhos ou pufes.

 

41 – Poltronas

Poltronas alem de serem belos itens de decoração, também ajudam a ganhar bastante espaço numa sala de estar pequena.

Se a sua sala de estar possui aquele típico jogo de sofás de 3 e 2 lugares, pode fazer a substituição de um dos sofás por duas ou uma poltrona confortável.

Dica Extra: Prefira poltronas giratórias, pois são mais versáteis e práticas para usar em ambientes pequenos.

40 – Pufes

Se o espaço e o estilo de decoração da sua sala de estar permitir, use pufes, pois são ótimas peças para acomodar mais pessoas (como visitas inesperadas), serve de mesa de apoio, e também dá um toque descontraído à decoração.

39 – Mesa de centro

Se optar por usar uma mesa de centro, escolha uma que tenha um tamanho pequeno e proporcional ao espaço, assim não prejudicará a circulação do ambiente.

 38 – Prefira móveis em tons mais claros

Em ambientes pequenos evite móveis escuros, por que estes deixarão o ambiente mais pesado e fechado, e dará a sensação que o ambiente é ainda menor do que o normal.

Por isso, vale sempre lembrar que cores e tons mais claros são ótimos para ambientes pequenos, pois gera claridade e amplitude ao local.

37 – Concentre-se no moderno

Na decoração de sala de estar pequena, uma das coisas imprescindíveis para transformar o espaço, e deixar-lo mais bonito e confortável, é a modernidade.

Não que os móveis e itens mais antigos não sejam bonitos, mas são mais difíceis de incorporá-los na decoração de ambientes pequenos sem perder um pouco de espaço, pois são mais desenhados e com muito mais detalhes expressivos.

Invista em móveis, eletrónicos e acessórios modernos e minimalistas, pois estes possuem um design mais “limpo”, e isso ajuda bastante quando queremos gerar a sensação de amplitude num espaço.

36 – Preze por móveis rasos

Opte por móveis como sofá, rack ou painel de TV com profundidade pequena, assim a sua sala de estar ganhará mais alguns centímetros de espaço!

35 – Móveis à medida podem ser uma boa solução

Para não perder nenhum centímetro de espaço, invista em móveis à medida, como são feitos sob medida, encaixarão perfeitamente em algum lugar especifico do espaço.

34 – Preze pela circulação mais segura

Como a sua sala de estar é pequena, uma boa dica de segurança é preferir móveis (principalmente racks, painel de TV e mesa de centro), com as quinas arredondadas, assim diminuirá as possibilidades de acontecer algum acidente grave.

33 – Distribua os móveis de forma agradável e inteligente

Distribua os móveis da sua sala de estar de maneira que o fluxo de passagem seja livre, assim evitará obstáculos pelo caminho que podem ser desagradáveis e também podem causar acidentes.

32 – Tenha bastante atenção sobre os corredores de circulação

Recomendo sempre que deixe pelo menos 60 cm de espaço para passagem e circulação segura pela sala.

Afinal ninguém gosta de empurrar um móvel ou ter que virar de lado para poder passar de um lado para outro.

31 – Incremente a decoração com móveis e acessórios transparentes

Móveis e objetos em vidro ou acrílico são os melhores amigos para decorar ambientes pequenos, já que quase desaparecem na decoração.

Por serem transparentes, dão sensação de leveza ao espaço e encaixam-se de forma bonita e despojada em vários estilos de decoração.

30 – Lembre-se de anotar todas as medidas antes de ir às compras

É de extrema importância que meça as paredes e qualquer outro espaço disponível que queira decorar antes de sair às compras.

Meça e anote as medidas, e se for comprar pela internet, confirme as medidas do item entrando em contato com o site ou fabricante.

Se for comprar em loja física, leve um bloquinho de papel com as medidas e uma fita métrica para escolher a peça ideal.

Medindo tudo direitinho, evitará constrangimentos depois da compra, economizará tempo e também dinheiro!

29 – Tenha uma TV proporcional à sua sala de estar

Um erro bastante comum que ocorre entre as pessoas na hora de decorar uma sala de estar pequena, é o de comprar uma TV grande demais para o tamanho da sala.

Realmente, muitas pessoas acham que quanto maior a TV, melhor, mas não é bem assim.

Se a TV for muito grande para o espaço da sala, a distância entre o telespectador (você) e a TV vai ser pequena, portanto, a definição de imagem não vai ser tão boa quanto se a TV estivesse na distância ideal ou se fosse uma TV no tamanho ideal para a distância que se encontra.

28 – Ajuste a TV na altura ideal

Geralmente as racks já vêm na altura ideal para que possa apenas colocar a TV encima, mas no caso de alguns painéis de TV, é preciso ter um pouco mais de atenção para não colocar a TV numa altura inadequada.

Para ter mais conforto, é recomendado que o centro da TV fique aproximadamente 1,20 m de altura do piso, assim ficará no campo de visão ideal.

27 – Coloque a TV no lugar ideal

Outra coisa importante a ser pensada é a localização onde a TV vai ficar.

É preciso ter cuidado para não colocar a TV frente a frente com janelas, varandas, ou qualquer outro lugar onde tenha muita entrada de luz durante o dia, assim evitará reflexos do sol na TV, que pode atrapalhar ao assistir e também pode danificar a TV com o passar do tempo.

26 – Painel de TV é uma boa!

Para aproveitar ainda melhor o espaço de uma sala de estar pequena na hora de fazer a decoração, uma boa dica é usar painel de TV para apoiar a TV, DVD, aparelho de TV, etc… pois o painel de TV ocupa menos espaço que uma estante ou rack.
 

Fonte: Feito Decoracao
Fotografia: JDias   


Sem comentários:

Enviar um comentário