sexta-feira, 29 de junho de 2018

Cozinha corredor: Ideias para a decoração de uma cozinha estreita


Cá estamos de novo, determinados a provar que a falta de espaço não é impedimento ao estilo e à funcionalidade. Na realidade, quanto menor é a área, mais aguçado tem de ser o sentido de design prático, ou de outra forma cozinhar pode tornar-se numa tarefa desagradável. 
Alturas mal estudadas, zonas inacessíveis e organização insuficiente são alguns do erros mais cometidos na planificação de cozinhas por esse mundo fora, mas quando a área disponível é estreita e comprida, temos uma cozinha corredor e aqui não pode haver margem para erros.
Mas para além dos erros de concepção, este tipo de cozinhas coloca também desafios na decoração. O que podemos fazer para decorar sem sobrecarregar o espaço e sem roubar funcionalidades?
Hoje trazemos-lhe oito sugestões de decoração para cozinhas com estas características que não vai querer perder.


1 – Decorações leves



Muitas vezes quando falamos de decorações vem à baila a velha expressão menos é mais, mas no caso destes modelos de cozinha esse ditado torna-se uma máxima incontornável. O mais correcto a fazer nestas circunstâncias é optar por decorações leves, com pouco volume, para que acrescentem beleza sem ocupar muito espaço.
Candeeiros tipo foco, ou leves, como o pequeno candeeiro em forma de jaula da imagem, são a melhor escolha em termos de decoração na iluminação. 
Opte por decorações de parede, com especial enfoque nos autocolantes de vinil. O vinil é uma solução muito apetitosa para as cozinhas, onde o ambiente com gordura e humidade tende a acabar com as decorações, pois a sua facilidade de remoção e o seu baixo preço facilita uma troca frequente, mas em cozinhas pequenas é o seu volume quase inexistente que nos entusiasma.
Usar os utensílios de cozinha como decoração também é uma boa ideia, mas aqui deve evitar prateleiras largas, preferindo calhas e ganchos. E não pendure panelas, nem nenhum recipiente volumoso, dando preferência a colheres de pau ou frigideiras (para um estilo mais rústico).


2 – Iluminação correcta


 
Em espaços pequenos uma boa iluminação é fundamental! Não há nada pior do que um espaço apertado e mal iluminado para parecer ainda mais acanhado. Nem sequer uma cozinha nova e moderna consegue parecer bonita se não estiver bem iluminada. Dos vários modelos de cozinha que existem no mercado, é nestes modelos condensados, com pouca luz natural, que as necessidades de luz artificial são mais evidentes, em especial quando se usam cores mais escuras no mobiliário.
Já imaginou uma linda cozinha sem uma boa iluminação? Os revestimentos de tom rústicos em microcimento são uma excelente forma de embelezar qualquer cozinha, e as cozinhas corredor não são excepção, só precisa de adicionar focos direccionados e iluminação embutida em boas quantidades. 
Se gosta mesmo de iluminação central no tecto, não se esqueça da regra do pequeno volume do candeeiro, e de incluir mais iluminação embutida complementar. Pode embutir a iluminação no tecto e/ou nos armários, e até pode incluir retro-iluminação ou luz a partir do pavimento. As novas tecnologias LED põem à sua disposição uma infinidade de propostas, para encontrar a perfeita para a sua cozinha.


3 – Cores claras



Esta dica é muito conhecida, pois as cores claras são as melhores amigas do espaços pequenos. Mas cores claras não significam necessariamente tudo branco. Actualmente há uma grande paleta cromática nos materiais, e não apenas nas tintas e revestimentos, mas também em móveis e bancadas.

4 – Apontamentos de cor



E de novo a cor como estrela numa decoração de base neutra! Não precisa apenas de cores escuras no contraste, nem de muitos acessórios, se decidir incluir alguns elementos bem escolhidos numa cor forte. 
A sua cozinha é toda branca? Que tal cadeiras amarelas ou vermelhas? 
Cozinha creme? Cadeiras castanhas ou verdes ficam perfeitas… E quem dias as cadeiras diz uma bancada ou apenas uma porções dos armários. Jogue com o contraste entre cores opostas, mas apenas em pequenos apontamentos para evitar uma sobrecarga visual que apenas tornaria o espaço aborrecido, oferecendo o efeito contrário ao que se pretendia!
 

5 – Branco e madeira


 
Agora temos uma sugestão para os amantes do estilo escandinavo! Branco e madeira – haverá combinação mais perfeita? Esta combinação de tonalidades é tão bonita que dispensa grandes acessórios, mas se faz questão pode complementá-la com cestinhos em fibras naturais ou pequenos acessórios de estilo rústico. Evite objectos com muitas cores, ou com cores demasiado impositivas, pois a ideia é manter um espaço harmonioso, luminoso e desimpedido.
Um tapete baixo, com um padrão geométrico em cores neutras é uma adição perfeita ao estilo.


6 – Móveis modernos e um pouco de natureza



Uma boa escolha estética para decoração de um cozinha pequena corredor é o estilo moderno. Por causa das suas linhas rectas e design compacto, os móveis modernos ajudam à distribuição espacial, sem sobrecarregar a área com elementos volumosos e salientes. Obviamente isto é uma sugestão, pois como veremos adiante, é possível ter uma cozinha corredor com mobiliário de inspiração clássica, no entanto quanto mais estreita é a área mais útil se torna.
Outra dica inspiradora é manter tudo simples e basear a atmosfera num pouco de natureza trazido por um vaso com plantas verdes. Além de ter decoração pode ficar também com uma fonte de ervas aromáticas ali à mão! Fácil, não?


7 – Um pavimento diferente



E que tal dar todo o efeito visual da sua cozinha corredor através de um pavimento original? 
Um bonito chão em mosaicos hidráulicos com padrão geométrico de inspiração tradicional é uma escolha arrojada que compensa. Os restantes elementos do conjunto foram mantidos básicos, em branco e madeira, para dar todo o protagonismo ao chão, com um padrão em tons de cinzento. O resultado é uma cozinha muito familiar, com um toque a lembrar as cozinhas antigas. 
Apaixonante, não é? E nem sequer sai muito caro! Lembre-se de que o pavimento de uma cozinha corredor tem uma área muito pequena! 

8 – Ricas verticais



E por último mostramos que é possível ter uma cozinha de inspiração clássica e campestre numa cozinha corredor.
Apesar do seu formato longo e estreito esta cozinha tem uma área mais generosa do que outras que mostrámos e isso dá um pouco mais de liberdade criativa. Os armários são clássicos, com puxadores salientes em barra, o que pode ser contraproducente em áreas mais pequenas, mas que aqui faz todo o sentido. As riscas verticais dão uma dimensão de verticalidade, dilatando o espaço, tornando-o mais amplo. 
E a combinação de branco, madeira e azul? Não faz lembrar a praia? Simplesmente fabulosa!

sexta-feira, 22 de junho de 2018

9 ''Receitas'' para uma casa de verão!


As temperaturas altas já estão aí, se ainda não preparou a sua casa para o verão ou mesmo a sua casa de verão está na altura de o fazer. Aqui vão algumas ''receitas'' para se preparar para estes dias quentes e relaxados.

1. Uma questão de mobiliário

Talvez já tenha a casa preparada para os tempos quentes e seja apenas uma questão de acrescentar algum mobiliário flexível, confortável e compatível com estes dias quentes e a sua decoração casa. Há imensas opções no mercado desde puffs, espreguiçadeiras, mesas cadeiras ou a nova moda das boias.

2. Mude os lençóis

Mude os lençóis para os de verão, escolha tecidos bem frescos e confortáveis, como os da imagem. Se gostar pode optar por combinar azul e branco, um estilo marítimo que lembra a praia, a maresia, a água, que mais poderia pedir para o verão?

3. Tenha uma opção à sombra

Se tiver um jardim, uma piscina, ou um espaço exterior pense num lugar à sombra como por exemplo o telheiro que pode ver na imagem ao fundo. É ótimo aproveitar o sol no verão mas por vezes está tanto calor que lhe vai apetecer relaxar à sombra, para além disso é melhor fazer algumas pausas da exposição solar, mesmo para a saúde da sua pele. Estas zonas à sombra são ótimas para refeições ao ar livre. Uma boa altura para fazer uma pausa da piscina.

4. Opte por tons claros e frescos como o branco, se puder ter uma vista única ainda melhor

No interior, opte por tons claros que transmitam frescura como o branco, assim vai sentir-se confortável dentro de casa, mesmo quando as temperaturas não param de subir. Se puder ter uma vista única do mar como a da imagem, ainda melhor, cabe a si escolher passar o dia ao sol ou no interior mas ainda assim a aproveitar muito bem o verão.

5. Escolha uma cobertura adequada para a piscina

Já limpou a piscina toda do inverno, renovou a água, tudo está pronto para o melhor dos verões…

Aproveite agora para escolher uma cobertura para a sua piscina, assim terá menos trabalho cada dia a limpar a água. Hoje em dia existem mil e uma opções, por exemplo manual como esta ou coberturas automáticas.

6. Prepare a varanda com um toldo e decoração ao seu estilo

Se vive à beira mar e tem uma varanda abrigada do vento, sorte a sua. Agora é preciso decora-la para o verão, garanta um espaço de sombra, para descansar ou para refeições ao ar livre. Acrescente mobiliário à altura, para poder relaxar nas suas férias como realmente merece. Por fim, acrescente a decoração de que mais gosta como por exemplo alguns vasos de flores, não se esqueça de as regar, nesta atividade pode também refrescar-se a si mesmo(a).
Fonte: Homify
Imagem: Jdias

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Portugal – Mundial 2018, Rússia - Factos e Curiosidades


Na abertura do Mundial de Futebol 2018, que este ano se realiza na Rússia, a empresa JDias, com a uma forte componente de exportação mundial, não podia passar sem assinalar esta prova de excelência com as melhores equipas mundiais mas principalmente para mostrar todo o seu apoio à Seleção Nacional.

Trazemos também alguns factos e curiosidades sobre a prova e a Equipa das Quinas.
Para o jogo de abertura de Portugal neste Mundial (Portugal x Espanha) que se realiza hoje às 19:00h, desejamos toda a força!
Factos e Curiosidades
- Campeonato do Mundo realiza-se de 14 de Junho a 16 de Julho, na Rússia (pela 1ª vez)
- O torneio vai disputar-se em 12 estádios de 11 cidades diferentes. Moscovo é a única cidade que conta com 2 estádios
- 32 seleções vão disputar a prova
- Este evento consegue pôr 46% de toda a população mundial de olhos postos na bola
- Este ano o evento conta com a estreia de 2 seleções: Panamá e Islândia
- O país vencedor leva para casa uma réplica do troféu pois a FIFA é que fica com o original e só chefes de Estado e os jogadores vencedores estão autorizados a tocar na taça
- Até hoje só 3 seleções conquistaram a dobradinha de vencer o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo consecutivamente. Se conseguirmos este troféu ficaremos na História como a 4ª seleção a conseguir esse feito
- Todos os Campeonatos do Mundo foram conquistados por seleções cujos treinadores eram da mesma nacionalidade da equipa
- A seleção portuguesa de futebol estreou-se oficialmente nas lides das competições oficiais com a sua equipa sénior a 18 de dezembro de 1921, num jogo disputado contra a Espanha que viria a perder por 2-1
- Na primeira participação num Mundial de Futebol da FIFA, em 1966, Portugal conseguiria chegar às meias-finais, e só seria eliminado por Inglaterra, a anfitriã da competição e detentora do título de campeã do mundo nesse ano. Ainda assim, Portugal conquistaria o terceiro lugar, e o eterno Eusébio, também conhecido como “Pantera Negra”, ganharia a distinção de melhor marcador do torneio com nove golos marcados.
- Com o título de campeões do mundo na mão ou não, cada participante no Mundial ganha 8 milhões de euros, mais 35 milhões de euros para o vencedor e 25 milhões de euros para o segundo classificado
- Da lista dos 23 jogadores mais bonitos 2 são portugueses, Cristiano Ronaldo e Rui Patrício
- Shawn Mendes lança música oficial da Seleção Nacional para o Mundial com o refrão em português
- Portugal está no Grupo B, juntamente com Espanha, Marrocos e Irão
- Os melhores representantes da Seleção Nacional e com mais internacionalizações:
Cristiano Ronaldo com 147 participações e 79 golos
Luís Figo com 127 participações e 32 golos

Nani com 112 participações e 24 golos
- O top 3 dos melhores marcadores:
Cristiano Ronaldo com 79 golos (entre 2003 e atualidade)
Pauleta com 47 (entre 1997 e 2006)
Eusébio com 41 (entre 1961 e 1973)
- Os 3 melhores jogadores portugueses neste mundial:
Cristiano Ronaldo - 3 Bolas de Ouro da France Football, 2 Bolas de Ouro da FIFA, 3 títulos de melhor jogador do mundo pela FIFA, 3 títulos de melhor jogador UEFA da Europa, entre centenas de outros, individuais e colectivos
Ricardo Quaresma – com o jogo de pés característico, que se tornaria a sua imagem de marca: o drible fácil, a posse de bola, as fintas, o “jogo bonito”, e mais tarde os remates e passes de trivela. poderio físico e as suas trivelas mágicas, um gesto técnico de altíssimo nível de dificuldade e que poucos como ele conseguem executar na perfeição
Manuel Fernandes - um dos melhores médios-centros atualmente disponíveis. Tem um futebol algo incomum, jogando com uma habilidade invejável com os dois pés e sendo capaz de fintas e dribles de alta precisão. Para além disso tem uma visão tática de jogo perfeita, sendo capaz de colocar colegas seus em situação iminente de golo com passes de alta precisão, mas também sendo dotado de um poder de remate invejável que tanto lhe permite fazer golos em lances corridos de fora da área como a partir de bolas paradas. Há cerca de uma década que não é chamado a jogos da Seleção.
A todos os convocados para esta prova deixamos o nosso apoio. Força Portugal!
“O passado é glória, o presente é história”

terça-feira, 12 de junho de 2018

11 ideias de cores para a parede por detrás do sofá


O sofá, numa sala de estar, pode ser colocado no centro da divisão, a dividir espaços ou, como é frequente, surgir posicionado contra uma parede. Seja como for, não sendo um móvel alto, a parede fica a descoberto. Assim sendo, a escolha da cor dessa parede é importante até porque são as cores a dar carácter aos espaços.

Podemos escolher uma cor mais viva e torná-la a protagonista ou usar um tom neutro para enfatizar os móveis e os acessórios. O mais importante é que a cor torne a atmosfera agradável e harmoniosa. As cores fortes e vibrantes são uma escolha arriscada pois podemo-nos cansar delas a longo-prazo. Por outro lado, podem criar aquele destaque que procurávamos num determinado ambiente. 

Para o ajudar nesta escolha, deixamos-lhe alguns exemplos abaixo. 

1.   Tons neutros e decoração


Neste caso, a paleta cromática assenta em tons neutros e cinzentos. O cinza é uma escolha elegante, mas, para enriquecer e dar vida ao conjunto, não se esqueça de o valorizar com almofadas e quadros. As flores, por sua vez, emprestam uma nota fresca e natural aos espaços. Este ambiente suave e homogéneo convida ao relaxamento e promove o conforto de todos.

2. Os românticos tons pastel

O rosa pastel encaixa na perfeição em divisões românticas e boémias. Na sua delicadeza, o conjunto tem uma personalidade forte embrulhada numa atmosfera calorosa.

3. A leveza do azul

Este open space de estilo escandinavo caracteriza-se pela parede azul clara que se harmoniza com o chão em tons claros. O cadeirão ocre é uma peça que sobressai neste ambiente. A cor repete-se nas pernas da mesa de centro e nas cadeiras que acompanham a mesa. 

4. Azul com movimento

A parede por detrás do sofá está coberta com um papel de parede inspirado por vegetação tropical em tons de azul relaxantes que contrastam com o sofá cinza claro. O conjunto evidencia-se, ainda, pelo conjunto de almofadas coloridas e pela luz natural que entra pelas generosas janelas. A carpete com riscas ziguezagueantes também contribui para alegrar este maravilhoso conjunto ecléctico.

5. Tons claros e neutros

Neste projecto, temos os tons neutros enquanto base para a paleta cromática. Estes tons variam entre o cinza e rosa. Há uma espécie de gradação com nuances subtis. Os acessórios coloridos oferecem vida a este ambiente elegante. 

6. Riscas verticais

Nesta ampla e luminosa sala de estar, as cores claras são dominantes. Entre elas, destacamos o cinza e o bege. As riscas verticais nas paredes, nos mesmos tons claros, quebram a monotonia sem se tornarem demasiado invasivas. O conjunto é convidativo e refinado.

7. Branco e cinza

Nesta sala de estar moderna e elegante dominam o branco e o cinzento numa sucessão de suaves contrates. A decoração em preto e preto dá vida ao espaço sem ser excessiva. 

8. Violeta e lilás

O sofá em lilás escuro mimetiza-se com o lilás pastel das paredes. Esta é uma cor pouco convencional para a sala de estar, embora resulte na perfeição neste ambiente luxuoso.

9. Branco intemporal

O branco é uma cor que fica sempre bem. É versátil, intemporal e adapta-se a estilos distintos, do clássico ao rústico. Para além disso, garante a luminosidade dos ambientes. Para a fazer sobressair, nada como acrescentar alguns contrastes ao espaço. 

10. Cores que chamam a atenção

Se usar uma cor vibrante nas paredes, então use móveis e objectos de decoração neutros para equilibrar o ambiente. Não o deve saturar com cores muito fortes.

11. Sem medo!


Se a decoração for sóbria e percorrer tons neutros, pode fazê-la realçar com um papel de parede divertido e cheio de cores. O resultado é forte, mas, sem dúvida, original!

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Quem não sorri quando pensa em crianças?

Quem não sorri quando pensa em crianças? Quem não deixa fugir um leve suspiro com saudades da sua infância? A verdade é que podemos crescer, mas parece que uma parte de nós ficará eternizada nos nossos primeiros anos de vida.

Por isso, neste dia especial, não há excepções. Para aquelas que um dia foram e para as que ainda são, desejamos um Feliz Dia das Crianças!

Como deve ser um quarto de criança perfeito?

Cada um tem uma ideia diferente de como deve ser o quarto de criança perfeito. Além das características espaciais, devem ser sempre consideradas as preferências pessoais da criança na hora de o decorar, afinal, é o local da casa onde elas passam mais tempo. As crianças sentem-se especialmente à vontade e satisfeitas, quando o seu quarto é acolhedor e reflecte a sua personalidade. Mas é claro, que deve deixar voar a sua imaginação ao decorar um quarto de criança. Não esqueça que deve reunir certos aspectos funcionais além do lado estético. Iremos assim revelar algumas dicas para decorar o quarto de criança combinando todos os aspectos e fazendo as escolhas mais acertadas. Para descobrir quais os elementos que devem ser tidos em conta na perspectiva de transformar o quarto de criança no local de sonho preferido dos seus filhos.

Como posso decorar um quarto de criança?

À medida que as crianças crescem, também as necessidades das mesmas vão evoluindo, por isso, é necessário distinguir quando se trata de um quarto para um bebé, uma criança ou um adolescente. É verdade que a criatividade, ao decorar quartos de crianças é fundamental, mas a decoração do quarto deve ser bastante flexível. Uma dica para a inspiração em quartos infantis: as melhores ideias são sugeridas pelas próprias crianças, porque quando elas têm a oportunidade de participar na concepção do seu quarto, há uma maior empatia com ele – a não ser que esteja a escolher um berço para um bebé. Por exemplo,pode imprimir em cortinas ou almofadas, desenhos feitos por elas de modo a que possam admirar as suas pequenas obras de arte e apreciar mais a decoração do seu espaço.

A ordem no quarto da criança

O espaço de arrumação é um aspecto importante, de modo a poder garantir permanentemente a ordem. Antes de realizar o planeamento, deve ser considerado cuidadosamente o local dos brinquedos, das bonecas ou o material escolar para que ocupem menos espaço e ao mesmo tempo estejam ao alcance das crianças. Em quartos para adolescentes, embora não tenhamos esse problema, o espaço de arrumação ainda é muito importante. Acima de tudo, é essencial que o quarto da criança seja suficientemente flexível para que possa passar de uma sala de jogos, para um espaço de reunião para jovens, sem muito esforço. Com caixas e gavetas sobrepostas, pode criar rapidamente um espaço de arrumação, porque estas podem ser colocadas tanto dentro de armários ou simplesmente pousadas sob prateleiras, ficando bem ao alcance das crianças. Em quartos de crianças pequenas, recomenda-se essencialmente o uso de gavetas, porque, apesar da sua grande capacidade de arrumação, podem ser colocadas por baixo da cama, ocupando pouco espaço.

Como deve ser um quarto de bebé?

O primeiro quarto de um bebé será sempre mais especial para a mãe e pai do que propriamente para o recém nascido. Ainda que nos primeiros tempos o bebé durma no seu quarto, convém num futuro próximo o mesmo começar a dormir sestas no quarto dele, o qual será o seu ninho de conforto nos anos seguintes. É natural que as cores mais adoptadas sejam sempre o rosinha ou o azul claro, mas outras cores uni-sexo estão super na moda e podem também elas criar ambiente totalmente queridos e especiais. O amarelo e o cinzento de tons claros são óptimas opções.

Qual o projecto de quarto mais adequado para o meu filho?

Rosa ou azul celeste? O projecto de decoração para quartos de criança não deve ser limitado a estas duas cores! Há um elevado número de ideias para quartos de criança que entusiasmam tanto meninos como meninas. Poderá inspirar-se nas preferências da criança, como o seu jogo preferido, desenho animado, ballet ou futebol, mas a decoração deve ser sempre coerente e nada exagerada. Gostam de brincar aos cavaleiros, aos piratas ou às princesas? As possibilidades de decoração são infinitas. 
Como decorar o quarto do meu filho adolescente?
A adolescência é sempre uma fase menos boa. Sejam eles rapazes ou raparigas passam sempre por uma fase menos positiva. Ficam mais parvinhos e consideram-se senhores do seu nariz mal atingem a adolescência. Ainda assim, não o são, caminham para lá, mas até terem cabeça e serem completamente responsáveis ainda demora um bom bocado. Claro que esta fase a que nos referimos não toca todas as crianças da mesma maneira, ainda assim dizemos-lhe como deverá ser o quarto de adolescente perfeito. Deixe-os escolher o tema principal mas tudo o resto terá de ser pensado e planeado a dois – você e ele. Explique-lhe que arrumar e ter as coisas sempre no sitio correcto a deixará contente como mãe, e a ele será mais fácil de encontrar sempre o que procura com muito mais facilidade.

Que móveis devo escolher para o quarto das crianças?

Há móveis que podem ter uma grande importância para um quarto de bebé, mas deixam de ter utilidade no quarto de uma criança mais velha. Há que pensar duas vezes sobre quanto pode investir. Felizmente, também existem móveis que crescem com as crianças. Se por exemplo, comprar uma secretária ajustável em altura, esta também poderá ser utilizada quando a criança se tornar adolescente. Além de uma pista de automóveis Scalextric ou a casa da Barbie, a maioria das crianças também quer uma cama especial. Da cama alta equipada como parque infantil, passando por uma cama de dossel ou até mesmo uma cama em forma de carro de corrida: a imaginação não tem limites. 

Como decorar as paredes de um quarto de criança?

Em nenhuma outra divisão da casa, a cor do papel de parede, tem um papel tão importante como nos quartos dos jovens/crianças. Enquanto na sala nos é permitido sermos mais conservadores, as crianças devem estar no seu pequeno império rodeados de uma atmosfera agradável. Para os bebés recomendamos a utilização de papel de parede pintado com heróis de banda desenhada ou motivos de contos de fadas; para os rapazes, as formas geométricas ou riscas multicoloridas e para os adolescentes, um mural de fotos da sua cidade de sonho, do seu estádio de futebol favorito ou de um concerto da sua banda favorita. 

Como se pode influenciar a personalidade da criança?

Uma boa maneira de alcançar esse objectivo é dar mais liberdade às crianças mais velhas e deixá- las escolher a cor da parede, o tapete e alguns móveis. Embora a distribuição espacial do quarto das crianças dependa essencialmente de nós quando eles são mais pequenos, também podem decidir sobre este aspecto. Mesmo que as suas ideias nem sempre sejam aprovadas, devemos tê-las em conta, para que possamos ajudar a desenvolver o seu carácter e personalidade individual.

Dicas sobre como decorar o quarto de uma criança

Decorar facilmente: antes de começar a encomendar mobiliário infantil, trocar o papel de parede ou colocar um novo revestimento no chão, tem que estar bem ciente de como pretende fazer a distribuição do espaço. Que zona deve irradiar conforto, qual o melhor espaço para brincar e qual o mais adequado para fazer os trabalhos de casa? Uma criança não só precisa de conhecer bem os limites na educação, mas também no seu quarto. Se desde o início as zonas estão separadas umas das outras, as funções desempenham-se naturalmente, especialmente quando as crianças, com os brinquedos à vista, têm sempre a recompensa para o trabalho em mente.

Quartos infantis para meninos

Os meninos gostam das aventuras de piratas e cavaleiros, dos seus atletas favoritos: todos os ídolos de infância têm a ver com o movimento e a força que transmitem. Portanto, há muitas maneiras de decorar correctamente o quarto de uma criança. Em qualquer caso, devem dominar as suas cores favoritas – principalmente azuis ou verdes. Ao colocar na parede a bandeira do seu clube favorito de futebol  ou um cesto de basquetebol por cima da porta, estaremos a apoiar os interesses da criança e asseguramos que se sinta permanentemente confortável no seu pequeno reino. Se os seus interesses mudam ao longo dos anos, devemos estar preparados para solicitações mais ambiciosas e começar a pensar onde colocar a bateria de música.

Quartos infantis para meninas

Para as meninas, a tendência é para cores mais claras. Nem sempre tem de ser um quarto de princesa cor-de-rosa, porque também há muitas meninas que gostam da cor vermelha, especialmente numa idade jovem. Um céu sobre a cama ou almofadas em forma de nuvem apoiam essa imagem de sonho que desejam. Mais tarde, quando as bonecas são substituídas por cartazes da sua banda preferida, é altura de efectuar mais uma renovação. Enquanto os brinquedos são os protagonistas durante os primeiros anos, na adolescência deve haver espaço suficiente para as roupas. Ao alterar as prioridades, permanece a opção assumida no início, de utilizar preferencialmente prateleiras e armários. Quais são os estilos mais populares para os quartos de crianças? 

Quartos de crianças em estilo campestre

Almofadas de xadrez, cores creme na parede e móveis de palhinha ou vime – o estilo campestre transmite, acima de tudo, conforto. O elemento mais importante deste estilo clássico é a madeira, sem dúvida. Da cama ao roupeiro – a madeira não pode faltar num quarto de criança de estilo campestre. Em termos de decoração, os pequenos detalhes desempenham um papel importante: colocar laços em almofadas ou sanefas em cortinas, são apenas alguns exemplos.

Quartos de criança de estilo minimalista

Linhas direitas e cores simples. Em quartos de criança de estilo minimalista os móveis devem ser reduzidos ao essencial. Fiel ao lema ’menos é mais`, é aconselhável separar os brinquedos velhos e estragados do resto e mantê-los arrumados e guardados em caixas. O espaço de arrumação é importantíssimo nos quartos de estilo minimalista de crianças – quanto mais integrado e funcional for, mais fácil será manter a ordem durante mais tempo.

Quartos infantis de estilo ecléctico

Se queremos satisfazer os desejos de nossos filhos, um quarto de criança em estilo ecléctico é a solução perfeita. Quanto a cores, formas e padrões, a imaginação não tem limites. Em vez de uma cama regular, pode fazer uma cama em forma de barco ou de carro de corridas e equipá-la com uma rampa ou cobertura para torná-la uma caverna de ladrões. Para decorar quartos infantis devemos ser muito criativos! Só é permitido o que nos agrada – quanto mais colorido e extravagante, melhor! 

Quartos de crianças de estilo escandinavo

Os quartos de criança de estilo escandinavo são marcados principalmente por tons brancos e cinzentos, assim como por formas geométricas e o recurso à madeira. Embora os padrões delicados e cores suaves em tecidos e elementos decorativos possam actuar como elementos expressivos, nunca devem ser combinados vários padrões ou cores entre si. Para preservar a simplicidade e ainda destacar alguns pontos do quarto, podem ser colocados candeeiros de luz confortável, mas mais branca.
Fonte: Mundo das Mensagens
Imagem: JDias