sexta-feira, 26 de julho de 2019

Portas interiores – as aliadas da distribuição espacial


Nos nossos dias, a tendência de distribuição dos interiores aponta consistentemente para espaços abertos, polivalentes, capazes de unir conceitos e funcionalidades em harmonia. Mas mesmo nesta tendência de abertura tem sempre de haver algumas paredes e, claro, portas!

Há espaços que não podem e nem devem ser deixados abertos, em especial aquelas que desejamos manter bem privadas. Quartos e casas de banho têm o reinado da divisão na arquitectura actual e, salvo raras excepções queremos que se mantenham assim! E não podemos esquecer correntes de ar ou iluminação em excesso, que têm de ser travadas.

Por isso mesmo hoje falamos de portas interiores, esses elementos fundamentais para manter os acessos privados e simultaneamente fluidos.

Parece-lhe um tema sem muito sumo? Acredite que não é. Venha saber tudo sobre portas para casa e escritório!

Tipos de portas interiores

Apesar de haver muitos modelos de portas interiores o seu funcionamento pode dividir-se em apenas três tipos, sempre relacionados com o modo de abertura:

·         portas de batente;

·         portas de correr;

·         portas extensíveis.



Portas de batente

As portas de batente são as mais comuns e as que ainda continuam a ver-se mais em ambientes interiores. Falamos daquelas portas que têm um puxador (que pode ter vários formatos como veremos adiante) e se abre puxando para nós ou empurrando na direcção contrária. Da montagem e utilização destas portas fazem parte as ferragens, ou seja, as fechaduras, os puxadores, as dobradiças e as guarnições (peças que rematam a união entre o batente e a parede).

Estas portas têm vantagens, nomeadamente relacionadas com os aspectos estéticos, e não é estranho que continuem no topo das preferências do design de interiores em Portugal.

Vantagens das portas de batente:

·         são mais estanques, proporcionando mais isolamento acústico e térmico aos espaços, pelo que são especialmente indicados para quartos ou zonas que se pretendam mais íntimas;

·         há mais variedades de modelos no mercado comum;

·         são mais resistentes a embates e, claro, a arrombamentos.



Desvantagens das portas de batente:

·         ocupam mais espaço na abertura, podendo tornar o processo decorativo mais complicado e dificultar a funcionalização dos espaços.

·          

Portas de correr

São portas que abrem e fecham correndo sobre carris, calhas, ou um sistema similar, ou através de carretos. Estas portas podem correr nas duas extremidades ou apenas numa, embora costumem ser sempre suportadas nos dois lados.



Vantagens das portas de correr:

·         ocupam muito pouco espaço na abertura, sendo perfeitas para espaços pequenos;

·         interferem menos com a decoração e são mais fáceis de fazer desaparecer, quando se pretende um estilo minimalista;

·         são mais fáceis de planear em grandes dimensões, tornando-se mais fáceis de abrir nestes casos, o que as torna especialmente indicadas para divisórias.



Desvantagens das portas de correr:

·         o sistema de funcionamento das portas de correr implica normalmente deixar um pequeno espaço entre a folha da porta e a parede, o que faz que que estas não apresentam um grande desempenho de isolamento térmico e sonoro, embora já comecem a aparecer sistemas mais eficientes.



Portas extensíveis

As portas extensíveis esticam e ’encolhem para abrir. Há vários métodos para isso acontecer, mas os mais usuais são por fole ou por lâminas sobrepostas. Não são tão utilizadas como as anteriores no nosso país, em especial por causa da sua estética, mas podem ser úteis, sobretudo em espaços muito pequenos.



Vantagens das portas extensíveis:

·         a sua abertura ocupa pouco espaço e não se sobrepõe nem entra dentro da parede. Isto torna as portas extensíveis perfeitas para espaços de abertura muito pequenos e em portas junto de um ângulo, que não permitem a colocação de portas mais convencionais.



Desvantagens das portas extensíveis:

·         a estética destas portas não é a melhor e a sua constituição em lâminas não permite grandes adornos.

Materiais mais usados em portas interiores


As portas interiores não requerem tanta resistência como as portas principais, pois não têm de proporcionar tanta segurança a pessoas e bens. Em contrapartida devem harmonizar-se com os espaços onde se inserem e serem decorativas (ou pelo menos não pesar na decoração).

Isto faz com que os materiais usados para a sua construção não sejam exactamente os mesmos que para as portas que confinam com os exteriores.

Os materiais mais utilizados no nosso país são a madeira e o vidro, com larga vantagem para a madeira, ou para os acabamentos com estática de madeira. O vidro pode ser utilizado sozinho, com as devidas ferragens em metal, ou ser encastrado numa moldura de madeira ou metal.



Os materiais para acabamento em madeira dividem-se geralmente em três categorias:

Placas de núcleo oco: Estas placas são constituídas por duas camadas de um material fino (geralmente madeira, mas também pode der PVC), unidas por pequenas junções internas que deixam muito espaço oco. As portas deste material são leves e mais baratas, mas não proporcionam um bom isolamento contra o ruído. Dependendo do acabamento pretendido podem ficar com um aspecto muito semelhante ao da madeira natural. 

Placas de núcleo denso: As portas construídas com este material dão toda a sensação de alta qualidade e de peso proporcionados pela madeira natural. Conferem um bom isolamento sonoro e são muito duráveis quando devidamente mantidas. O seu preço é intermédio entre a madeira maciça e o núcleo oco. 

Madeira natural maciça: estilo, durabilidade, elegância, voluptuosidade… Não há mais nenhum material como a madeira maciça, mas os preços podem ser proibitivos pois o sonho de qualquer proprietário de uma casa é ter portas de madeira sólida! Além disso precisam de manutenção frequente, com pintura por vezes anual (em função do desgaste e das condições de humidade).



Modelos de portas e dimensões


No mercado há uma imensa variedade de modelos de portas, com mais ou menos qualidade e designs mais ou menos diferentes, mas no fim todas têm de cumprir com os requisitos mínimos de dimensões estabelecidos na lei. Um bom designer de interiores ou um arquitecto de interiores estará a par de todos os requisitos legais e poderá ajudá-lo a escolher as portas certas para o espaço em questão, aconselhando o tipo ideal para o local.

Lembre-se de que no mercado vai encontrar portas com dimensões padrão, e se quer algo mais personalizado vai mesmo precisar de um bom profissional. Um designer ou um arquitecto de interiores vai desenhar a porta perfeita para o seu projecto e saberá encontrar o carpinteiro ideal para a executar.

As ferragens


As ferragens a escolher dependem de alguns factores, mas especialmente do tipo de porta.

Para as portas de batente os puxadores mais utilizados são de aço inoxidável, simples e discretos, para harmonizarem bem com qualquer decoração, mas se pretende algo mais personalizado também encontra uma boa variedade no mercado, com vários acabamentos, desde os lacados até aos acabamentos de inspiração retro, com oxidação dos relevos. No caso das portas de correr os puxadores preferidos são em concha, para não ocupar espaço.

As fechaduras mais usadas nas portas interiores são as de embutir. Estas fechaduras são simples e têm um preço atraente. Não são as mais seguras do mercado mas também não precisam de ser, porque neste caso apenas precisam de proporcionar privacidade e não de garantir segurança. 

As dobradiças e outras ferragens acessórias devem ser adequadas ao tipo de porta escolhido e ter uma estética homogénea. Evite situações estranhas com portas e ferragens diferentes entre si, que acabam com qualquer estilo, e ficando apenas a parecer improviso e confusão.


sexta-feira, 19 de julho de 2019

6 Tendências de decoração para a casa de banho


A casa de banho vai tornar-se num espaço cada vez mais relaxante, simples e funcional, no qual a banheira recuperará protagonismo. Fique a saber, quais são as 6 tendências de decoração que não pode perder de vista.

Aposta em linhas simples e funcionais

Especialmente em casas pequenas, impõem-se os laboratórios com linhas limpas e depuradas. O ideal é misturar alguns materiais e procurar uma estética contemporânea, limpa e arrumada.

Escolha materiais naturais


É uma boa ideia escolher madeira para que o espaço aporte algum “calor”. Além disso, o mármore ou a pedra natural conferem uma sensação de pureza e potenciam a sensação de um espaço limpo e simples.

Deixe-se levar pelas cores neutras e serenas


A casa de banho de 2019 tem a estética de um spa. A ideia é simples: conseguir um espaço descontraído. No que diz respeito à decoração, isso passa pela utilização de tons neutros, como bege, branco e cores terra, especialmente em revestimentos.

A casa de banho abre-se para o quarto


Abrir a casa de banho para o quarto é algo típico de hotéis de luxo e que tem vindo a ganhar, pouco a pouco, muita força. Para consegui-lo será preciso, por exemplo, utilizar divisórias de vidro e portas de correr. Na verdade, escolher uma porta de correr é uma boa ideia para abrir ou fechar a casa de banho sem perder metros quadrados.

Banheiras isoladas: objeto de desejo


Nesta ideia de transformar uma casa de banho num espaço parecido com um spa, para relaxar depois de um dia de trabalho, a banheira está a ganhar lugar de destaque, sobretudo nas grandes casas de banho.

Use papel de parede para dar um toque de cor


Numa pequena casa de banho, onde não exista banheira ou duche, isto é, onde não há humidade, o papel de parede pode ser uma excelente ideia, porque cria um espaço surpreendente, envolvente e acolhedor.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

40 tendências de design de interiores para 2019


Gostas de te rodear das últimas tendências de design de interiores? O Excelente diz-te quais serão as maiores tendências de design de interiores em 2019.



10 tendências gerais de decoração de interiores para 2019




1. O maximalismo

Após vários anos a ser utilizado na decoração de interiores, o minimalismo é finalmente abandonado em 2019. Este ano, podes apostar no maximalismo, tens ao teu dispor um leque muito maior de possibilidades, podendo conjugar vários estilos. Com esta nova tendência, vais poder utilizar objetos decorativos mais interessantes, que não sejam padronizados nem simplificados.



2. As lareiras contemporâneas

A lareira é um elemento de decoração cada vez mais requisitado e em 2019 estará completamente dentro das tendências. Lareiras modernas, com um design cada vez mais subtil, farão toda a diferença no design de uma sala de estar. Além de acrescentar valor às casas, este elemento cria ambientes muito aconchegantes.



3. O regresso do uso do preto

“Com preto não me comprometo”, é o que se diz. Em 2019, este dizer popular vai fazer todo o sentido, já que o preto vai ser uma das cores mais utilizadas tanto em móveis, acessórios e acabamentos como em paredes. À partida podemos pensar que utilizar preto nas paredes é uma decisão bastante arriscada, contudo, quando utilizado com contraste claro, o preto pode até ajudar a tornar o espaço visualmente maior.



4. O uso dos elementos naturais

A decoração de interiores em 2019 será muito mais ecológica. Assim sendo, serão utilizados muitos elementos naturais e que remetam para espaços ecológicos.



5. As formas curvas

Na decoração de interiores minimalista, as formas retas são as preferidas. Em 2019, como já explicámos, o minimalismo não vai ditar mais as regras da decoração de interiores. Assim, móveis e elementos de decoração curvos e com formas mais irreverentes serão muito bem-vindos. Desde cadeiras macias e felpudas até mesas de centro curvas, tudo isto será permitido e incentivado no que diz respeito à decoração de interiores.



6. Os tons terrosos

Dentro da tendência dos elementos naturais e ecológicos surge a tendência da utilização de cores terrosas. Se nestes últimos anos, o cinzento tem sido a cor mais utilizada no design de interiores, em 2019 serão as cores ligadas à terra que mais se vão destacar.



7. As cozinhas mais escuras

Desde meados dos anos 80 que a maioria das cozinhas contemporâneas têm sido decoradas em branco. Armários, bancadas e ilhas de cozinha têm sido por norma escolhidas em tons claros. Em 2019, isto muda. Como vimos, os tons mais escuros estarão dentro das tendências e as cozinhas não serão exceção. Incorporar armários em tons de madeira escura, por exemplo, é uma boa ideia para trazer a sua cozinha para as tendências de 2019.



8. Um cantinho para refeições

Combinar a cozinha com a sala de estar pode parecer algo do passado, mas a verdade é que em 2019 esta tendência está de volta. Criar uma espécie de cantinho para refeições mais rápidas na cozinha é uma ideia prática e fashion. Este espaço informal vai ser bastante útil e aconchegante para refeições mais solitárias ou mais privadas.



9. Os móveis multifuncionais

Cada vez existe uma disponibilidade de espaço menor nas casas das pessoas e, por isso, os designers têm trabalhado no sentido de oferecer móveis mais inteligentes e com várias funcionalidades. Em 2019, móveis pequenos e que se adaptam a diferentes espaços e estilos serão uma das principais tendências.



10. Os tetos pintados

O teto foi ignorado durante muitos anos, mas em 2019 ele vai ter o destaque que merece. Desde a utilização de papel de parede a pinturas ousadas, em 2019 o teto vai ganhar vida e entrar no esquema de decoração.



10 tendências de decoração de salas de estar para 2019




1. Os sofás irreverentes

Como já mencionámos, as formas mais retas e tradicionais não vão ser as preferidas dos designers em 2019. Neste seguimento, também os sofás assumirão formas e disposições diferentes. Por exemplo, a conjugação entre pequenos sofás com um grande banco pode ser uma boa ideia de conseguir um estilo irreverente.



2. As lâmpadas de parede

No que diz respeito à iluminação das salas de estar, a tendência será utilizar lâmpadas de parede com uma silhueta artística. Além de permitirem imensa flexibilidade na iluminação dos espaços, estas lâmpadas conferem um look bastante moderno e interessante às salas.



3. A inspiração digital

As salas de estar serão também decoradas segundo uma inspiração digital. A utilização de uma iluminação mais futurista será outra grande tendência à qual tens de estar atento em 2019 se gostas de decoração de interiores.



4. As formas geométricas e tribais

Os padrões geométricos e tribais serão outra grande tendência na decoração de interiores em 2019. Estes padrões vão ajudar a dar vida às divisões e a transformá-las em espaços mais divertidos e acolhedores.



5. A criação de diferentes secções

Sabias que apenas utilizando móveis e outros elementos consegues criar diferentes secções na tua casa sem a existência de paredes? Em 2019, esta prática será uma grande tendência. Podes criar áreas de jogos para as crianças ou locais de trabalho.



6. O veludo

O veludo será um material bastante utilizado em decoração de interiores em 2019. Poltronas com estofes de veludo e pufes ou almofadas de veludo são excelentes opções para tornar a sua casa mais elegante e trendy.



7. As pequenas mesas alternativas

Se tens pouco espaço, não penses que tens de optar por uma mesa de centro pequena tradicional, existem mesas pequenas alternativas que vão dar um toque especial à decoração da tua sala.



8. Os espelhos

Em 2019, áreas decoradas com espelhos ou objetos espelhados ficarão ainda mais dentro elegantes e dentro das tendências. Este ano, os especialistas estão sobretudo a incentivar o uso de espelhos com um toque mais artístico.



9. A harmonia

Em 2019, poderá arriscar utilizando diferentes padrões e tons justapostos. Contudo, deve sempre ter em mente a paleta de cores e as combinações que está a utilizar para que exista uma harmonia na decoração geral da sala. Em espaços pequenos deve ter um cuidado ainda maior para que as peças não pareçam desconexas entre si.



10. O verde escuro

Se as cores terrosas são uma grande marca da decoração de interiores, em geral, podemos afirmar que os verdes escuros serão uma das grandes tendências para as salas de estar, em particular. Esta tonalidade é uma recriação do “verde-caçador” e é uma tonalidade que já não era tão viral desde os anos 90.



10 tendências de decoração de quartos para 2019




1. A consistência entre divisões

Em 2019, será ainda mais importante existir uma consistência entre as várias divisões da casa incluindo o quarto. Pense na casa como um espaço único e mantenha o mesmo estilo em todas as divisões.



2. O uso de materiais naturais

A tendência do uso de elementos naturais estará muito mais presente no quarto. A tendência será criar um local relaxante com materiais ecológicos e que remetam o pensamento para a natureza. Móveis de madeira serão a escolha mais recorrente para esta divisão.



3. Os acabamentos imperfeitos

Em relação aos acabamentos, a tendência será ter um look inacabado com inspiração no conceito wabi-sabi. Para criar este look nas suas paredes, pode colocar algumas camadas de tecidos naturais, como algodão, lençóis e almofadas.



4. O desarrumado propositado

O look messy continuará dentro das tendências de design de interiores em 2019. Para criar este look deves deixar alguns elementos dispostos de um modo mais desarrumado, contudo sempre de um modo pensado e tendo em conta a composição geral do quarto.



5. As mesas de cabeceira douradas

Um elemento que pode dar aquele toque especial ao teu quarto em 2019 é nada mais do que uma mesinha de cabeceira dourada. Estas mesas dão por si só um ar mais sofisticado ao quarto.



6. Arte colorida sobre branco

Em 2019, o design de interiores será muito virado para elementos artísticos - com várias cores e padrões a serem livremente utilizados. No quarto, poderás também dar azo a esse teu lado mais artístico e combinar quadros coloridos com tons brancos.



7. As paredes de betão

Paredes de betão com um aspeto mais áspero combinadas com móveis modernos e de tons claros serão outra grande tendência para os quartos em 2019 e é uma tendência que promete durar por bastante tempo.



8. O cinzento com um pouco de cor

Quartos com cores discretas, como vários tons de cinzento, e com pequenos apontamentos de cor estarão nas grandes tendências para os quartos em 2019. Este efeito torna um quarto mais elegante.



9. O design industrial

O chamado “design industrial” é outra tendência para o design de quartos em 2019. Com alguns móveis metálicos consegues um look “industrial” e trendy.



10. A estrutura metálica

Para um look fashion e dentro das tendências de 2019, móveis com estrutura metálica serão a melhor escolha. Esta estrutura fica particularmente bem nas mesas laterais e torna os móveis muito fáceis de combinar com os restantes elementos do quarto.



10 tendências de decoração de casas de banho para 2019




1. O Neo Mint

O Neo Mint já foi anunciado como a cor tendência do design de interiores de 2020. Se gostas de ser sempre o primeiro a instalar as novas modas já sabes o que fazer. Esta cor já será vista em vários designs de interiores de 2019 e podes utilizá-la já na decoração da tua casa de banho. Esta cor fica bem em qualquer divisão da casa.



2. Os espelhos retângulos arredondados

A forma dos espelhos de casa de banho para 2019 é sem dúvida o retângulo arredondado. Este é o passo que se segue aos espelhos circulares, que tanto se têm utilizado nos últimos anos. Estes espelhos dão um toque de elegância e suavidade a esta divisão da casa.



3. As sanitas flutuantes

Em 2019, as sanitas mais trendy serão as flutuantes. Até recentemente, este tipo de sanitas só eram vistas em casas ultra modernas ou em trabalhos de designers conceituados, mas, em 2019, espera-se que este tipo de sanita chegue às casas mais comuns. Estás à espera de quê para aderir a esta tendência?



4. A decoração com mármore

Mármore é tudo o que precisas para ter uma casa de banho moderna e vistosa. Sem dúvida que a natureza tem muita arte. Ao revestires a tua casa de banho de mármore, ficas com um espaço único e com um toque artístico. Claro que esta opção não é das mais económicas, mas a verdade é que é tudo o que basta para tornar uma casa de banho especial.



5. A exposição do “hardware”

Para os fãs de design industrial, 2019 é um ano fantástico para o design de interiores. Nas casas de banho, a tendência será deixar canos e tubos expostos de uma forma harmoniosa. Esta moda é algo que se via nas casas antigas e volta agora a usar-se mas de um modo mais elegante.



6. Os lavatórios debaixo de janelas


Em 2019, os espelhos podem dar lugar a janelas. Neste tipo de casas de banho, consegues ter mais luz natural a iluminar toda a divisão. Tarefas como tratar da higiene pessoal e da maquilhagem tornam-se mais fáceis, iluminadas e inspiradoras até.



7. O uso de betão

Como já referimos anteriormente, no contexto de decoração de quartos, o betão será uma das grandes tendências de 2019. Além de criar instantaneamente um look industrial, o betão cria um ambiente elegante e criativo. Nas casas de banho, vamos ver este material aplicado a lavatórios, bancadas e paredes. O betão pode ser conjugado com elementos orgânicos, como plantas, e também com outros materiais mais tradicionais como porcelana, madeira ou aço.



8. O “latão amanteigado”


Outra grande tendência que 2019 traz para as casas de banho ao nível do design de interiores são os objetos no chamado “latão amanteigado”. Esta cor vem dar um toque de elegância muito relevante às casas de banho. Caso estejas a pensar implementar esta tendência na tua casa de banho, não te esqueças que o acabamento mais desejado para este ano está algures entre o polido e o fosco, dando um aspeto muito orgânico.



9. As casas de banho molhadas


Em 2019, as pessoas esperam sobretudo ver na casa de banho um espaço de descanso e relaxamento. Desta forma, espera-se que os chuveiros se transformem em verdadeiros spas e, para isso, muitas casas de banho estão a ver todo o seu espaço convertido a um grande chuveiro, sendo todo o espaço utilizado para tomar banho, ficando toda a divisão molhada. Como podes ver na imagem, o resultado é uma divisão inspiradora e aconchegante.



10. O preto mate

Como vimos anteriormente, o preto vai ser uma grande aposta para o design de interiores este ano. Nas casas de banho, isto não será diferente, sendo privilegiado o preto mate. Esta cor pode ser utilizada no chuveiro, em torneiras ou em tubos visíveis, tornando de imediato as peças mais elegantes.




sexta-feira, 5 de julho de 2019

Como decorar um quarto para gémeos: criatividade x 2!


Preparar o quarto para a chegada de um filho tem tanto de especial como de intimidante, sobretudo para pais de primeira viagem. Ora, se em vez de um filho vierem dois – ou mais! – então o processo pode mesmo tornar-se stressante. Mas, não se preocupe. A pensar nisso, trazemos-lhe, hoje, uma lista de ideias para quartos de gémeos, sejam eles bebés ou mais crescidos.

Há vários tópicos a considerar: que cores escolher? Como respeitar a individualidade de cada um? Como fazer com a arrumação? Qual é o melhor estilo de decoração para um quarto partilhado? Como optimizar a área disponível? Há muitas perguntas que se impõem, mas, na verdade, com um bom sentido de organização e alguma imaginação não é assim tão difícil.

Ora tome nota. 🐥🐥

1. Esquema cromático e estilo

Cores 🌈

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais distanciadas da ideia das cores associadas a géneros. O “cor-de-rosa para menina e o azul para menino” é uma concepção que pertence ao passado. A mentalidade da nova geração é totalmente diferente. Se os seus gémeos já forem mais crescidos, pode sentar-se com eles e falar sobre as cores de que mais gostam e ter em atenção se há cores em comum entre as preferências de ambos. Se não houver, pode optar por uma cor para as paredes e por outra para os têxteis. Assim, ambos se sentem representados. No fim, a decisão é sua, mas deve envolvê-los no processo.

Não quer arriscar muito? Está a decorar um quarto para um casal de gémeos? Ora, uma base neutra é sempre uma boa opção. Se escolher tons como o branco cremoso, o cinza claro ou o bege, pode facilmente acrescentar apontamentos coloridos através dos objectos de decoração. Num quarto para gémeos bebés, as cores claras transmitem uma sensação de serenidade que é bem-vinda.

Uma abordagem minimalista 🌱

Em termos de estilo, recomendamos uma abordagem minimalista. Arranjar espaço para duas crianças ao mesmo tempo é desafiante quanto baste, por isso mantenha a simplicidade para conservar o ambiente clean. Tente evitar tonalidades muito exuberantes, padrões complexos e mobiliário ornamentado. Seja, também, criterioso no que toca à escolha dos brinquedos. É normal os amigos e os familiares oferecerem e depressa se acumular uma pilha de brinquedos, mas não precisa de os dar todos de uma vez aos seus filhos. Além disso, deve oferecer ou vender aqueles que eles já não usam para arranjar espaço para os novos.

2. Camas, berços e arrumação


Camas e berços 🐣

É conveniente cada bebé e criança ter o seu próprio berço e, mais tarde, cama. Se o quarto for espaçoso, pode optar por berços e camas individuais. No entanto, há, também, a possibilidade de comprar ou mandar fazer um berço duplo que forme, por exemplo, um “L” para ser colocado numa esquina, libertando o resto do espaço. Veja que soluções há no mercado. Se nenhuma o agradar em particular, peça orçamentos a marceneiros e faça uma encomenda à medida do espaço. Para gémeos mais crescidos, um beliche é uma boa opção, assim como um módulo com duas camas.

Optimização da arrumação 📚

Mais bebés, maior a necessidade de um espaço de arrumação amplo e bem planeado. Não tem, obrigatoriamente, que comprar tudo a dobrar (duas cómodas, dois roupeiros, dois muda-fraldas, e assim por diante), mas deve optimizar o espaço de arrumação do quarto. Um roupeiro, por exemplo, pode ser optimizado através da adição de mais um varão. Como as roupas são pequenas, é uma opção viável e muito prática. Berços e camas com gavetões incorporados são, também, recomendáveis. Para organizar as gavetas, aposte em placas separadoras ou em divisórias. Numa gaveta dividida a meio, pode pôr a roupa interior de um filho de um lado e a do outro no outro lado. Na IKEA, há soluções muito práticas e acessíveis para organizar o interior de gavetas e roupeiros.  



3. Criar zonas de estudo distintas


É importante incutir nas crianças a ideia de partilha. Contudo, todos nós precisamos do nosso espaço e todos temos os nossos próprios interesses. É oportuno o quarto integrar duas secretárias ou uma secretária sob o comprido com duas cadeiras para cada gémeo ter o seu espaço para estudar e para fazer os trabalhos de casa. Pode, também, comprar dois pufes para as crianças lerem, ouvirem música ou, tão-somente, relaxarem. 😴

4. Iluminação e segurança


Iluminação 

A iluminação, num quarto, deve proporcionar aconchego e conforto visual. Num quarto para bebés gémeos e crianças pequenas, é recomendável haver um dimmer - regulador de intensidade – para ajustar a luminosidade a cada momento. O posicionamento dos pontos de luz deve ser pensado de forma criteriosa. Se o quarto tiver duas camas ou dois berços, pode colocar um candeeiro de parede sobre cada um. Pode, também, comprar uma mesa de cabeceira maior onde caibam dois candeeiros ou escolher candeeiros compactos como os que se vêem na imagem acima. Se o quarto for amplo, esta segunda solução não é problemática. Se for pequeno, favoreça iluminação suspensa. Esta lógica também se aplica às secretárias: independentemente de haver apenas uma secretária ou duas, é preferível haver dois candeeiros de mesa, um para cada gémeo. 


Segurança para quarto de bebés gémeos 🍼

Ter gémeos implica sarilho a dobrar! Com um partner in crime sempre pronto a alinhar em tudo, os gémeos tendem a engendrar esquemas engenhosos e a correr mais riscos. Os pais, por mais atentos que estejam, dificilmente conseguirão controlar tudo, pelo que é crucial ir ainda mais além no que diz respeito à protecção e à segurança. Pense nesta questão ainda antes dos seus gémeos nascerem e tome todas as precauções necessárias. À medida que as crianças crescem, pode e deve ir ajustando as medidas que tomou.

5. Sentido de identidade


Já lhe deixámos aqui algumas ideias para quartos de gémeos, mas ainda não abordámos um ponto fundamental: a preservação da identidade de cada um. Sendo certo que o sentido de partilha deve ser incutido em qualquer criança, não é menos verdade que se deve promover a expressão individual de cada uma. Os gémeos partilham a aparência, são confundidos amiúde, são, não raras as vezes, vestidos exactamente da mesma forma, brincam com as mesmas coisas, e estão, quase sempre, na mesma escola e na mesma turma. Não queremos, com isto, censurar os pais que, estamos certos, tomam as decisões que acham melhores por uma questão prática, por questões do foro económico ou até para evitar brigas.

Porém, encorajar a expressão individual de cada gémeo pode começar pelo quarto. Sobre cada cama, por exemplo, pode colocar um placard que sirva para cada um dos seus filhos afixar desenhos, fotografias, coisas da escola, recordações de festas ou de viagens, postais dos amigos, e assim por diante.

É, também, importante cada gémeo ter a sua própria prateleira para acomodar livros, objectos de colecção, brinquedos, molduras, troféus, entre outras coisas. Quase todas as crianças gostam de pintar, por isso pode comprar um cavalete ou um quadro de lousa para cada uma. Os brinquedos também não têm que ser todos partilhados, tampouco os espaços de arrumação dos mesmos. Todas as crianças têm aquele brinquedo ao qual se afeiçoam mais. Os gémeos não são excepção. 👯