sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Prateleiras: as melhores aliadas de arrumação e decoração para a casa!


Ter uma casa bonita passa, antes de mais, por ter uma casa organizada. Porém, nem sempre é fácil manter a ordem desejada no dia-a-dia. Vamos desarrumando aqui e ali, parecemos ter uma tendência inata para acumular, o espaço começa a escassear e, quando damos por nós, estamos a viver no meio do caos. Identifica-se com o cenário? Acreditamos que sim. Afinal de contas, é um problema transversal a muitas famílias. Para evitar que isto aconteça é importante pensar em boas soluções de organização e arrumação. Entre elas estão, necessariamente, as prateleiras.
As prateleiras são baratas, versáteis e flexíveis e, para além de funcionais, são também usadas para cumprir um propósito decorativo. Numa sala de estar, por exemplo, uma parede despida pode ganhar um novo élan se lhe forem acrescentadas prateleiras.
Hoje, partilhamos consigo algumas dicas sobre prateleiras e imagens de prateleiras para a casa de banho, em pladur e também para cozinhas.
Ora tome nota.

​1. Porquê apostar em prateleiras?

Armários fechados ou prateleiras? Nem sempre se tem que optar apenas por uma modalidade, mas há várias vantagens inerentes às prateleiras que são cada vez mais usadas na decoração. Entre elas destacaríamos as seguintes:
1.Fácil acesso: as prateleiras são mais acessíveis do que os armários com portas. Basta olhar para saber onde está cada coisa e o que está pronto a ser usado. Além do mais, sentir-se-á mais encorajado a usar aquilo que está exposto em vez de ficar tudo esquecido no fundo do armário.

2.São leves: conformam uma solução de arrumação leve que assenta em qualquer espaço e que favorece, sobretudo, as divisões exíguas.

3.Servem diferentes propósitos: as prateleiras podem ser usadas para organizar os objectos que usa numa base diária ou para expor ornamentos decorativos. Para uma composição menos pesada, pode alternar peças de decoração com outros objectos como livros.

4.São baratas: há prateleiras de todos os estilos, formas e preços. A compra não é custosa, tampouco a instalação.

5.São tendência: sim, as prateleiras existem desde que nos lembramos, mas a verdade é que são hoje tendência e se adaptam tanto a ambientes rústicos, como a modernos ou industriais.

6.São uma boa forma de acrescentar espaço de arrumação: se já tem armários, estantes e outras unidades de arrumação, mas, ainda assim, precisa de espaço, então pode ter nas prateleiras as suas aliadas já que as pode incorporar naqueles recantos onde um armário ou estante não caberiam.

​2. Prateleiras para WC


A casa de banho é uma das divisões mais exíguas da casa. Ao mesmo tempo, é um espaço onde precisamos de arrumar uma panóplia de produtos de higiene pessoal, toalhas, rolos de papel higiénico, entre outras coisas. Quando a casa de banho é especialmente pequena, é fácil sentirmo-nos exasperados na tentativa de encontrar espaço para tudo.
A nossa sugestão é que aproveite o espaço na vertical – isto é, vire-se para as paredes e deixe o chão desimpedido para não sobrecarregar o ambiente – e que favoreça prateleiras em detrimento de armários. Para isso, recorra a prateleiras. Podem ser sob o comprido, mais estreitas, de esquina, inseridas em nichos, e assim por diante. Tudo depende da área e do seu gosto pessoal.
Ordene as prateleiras de forma inteligente, deixando à mão de semear tudo aquilo que usa diariamente. Para criar um ambiente visualmente mais limpo, organize os seus produtos em cestos. Não fica bem ter tudo à mostra, para além de que, no dia-a-dia, vai querer encontrar tudo facilmente na casa de banho, sobretudo durante aquelas manhãs apressadas.
Em lojas como a IKEA, encontra uma pletora de soluções práticas que pode conciliar com o espaço sob o lavatório e com outras unidades de arrumação já existentes.
Não se esqueça, ainda, das prateleiras para duche que devem ser resistentes e preparadas para um uso inteiro. Materiais como o aço inoxidável e o vidro temperado são uma boa opção para a cabine de duche.
As prateleiras devem ser colocadas em superfícies estratégicas (junto à lavatório, ao lado ou sobre o vaso sanitário, dentro do duche). Estude a sua casa de banho e tire medidas antes de comprar seja o que for. Em alguns casos, pode ser oportuno mandar fazer à medida.

3. Prateleiras de pladur


“Pladur” é, em boa verdade, o nome de uma popular marca espanhola de gesso cartonado que emprestou o nome ao material que também conhecemos como Drywall. O pladur é constituído por cálcio hidratado - com ou sem aditivos – e pressionado contra um revestimento de cartão.
A este material estão inerentes várias vantagens como a rápida e fácil instalação, a estabilidade, a capacidade isolante e o preço acessível. Além do mais, é agradável ao tacto e pode ser furado, cortado, pregado, aparafusado e decorado. Nas casas, encontramo-lo aplicado de diferentes formas: nos tectos, nas paredes, em tabiques de separação e, como não podia deixar de ser, na construção de estruturas como estantes e prateleiras.
Com o pladur, pode construir prateleiras à sua medida e à medida da sua casa e personalizá-las com iluminação embutidas para pôr em destaque livros e ornamentos decorativos. As prateleiras e estantes em pladur são uma boa alternativa às comuns estantes de madeira. Estas últimas, por serem mais pesadas e volumosas, ocupam espaço que pode ser aproveitado para outros fins. Contrariamente, as prateleiras em pladur são, por norma, embutidas nas paredes, o que é interessante do ponto de vista estético. Se, na sua casa, tem divisões assimétricas ou com características específicas como tectos esconsos, o pladur é uma boa opção já que se molda facilmente aos espaços.
Não aconselhemos, todavia, a utilização deste material em ambientes húmidos, como a cozinha e a casa de banho, a menos que seja pladur reforçado com fibra de vidro.

​4. Cozinhas com prateleiras


Nas cozinhas modernas, é comum vermos os armários superiores substituídos por prateleiras. Esta é uma ideia particularmente interessante para uma cozinha pequena visto que as prateleiras são visualmente menos pesadas do que os armários. Quem não quiser assumir o compromisso de abrir mão dos armários superiores, pode intercalá-los com prateleiras.
As prateleiras, na cozinha, podem ser usadas para ter sempre à mão aquilo que mais usa, para expor cerâmica bonita, para colocar vasos com ervas aromáticas, para acomodar os livros de culinária, e assim por diante. A principal desvantagem é os objectos estarem mais expostos à sujidade, o que se resolve se dedicar especial atenção à limpeza destas superfícies. No entanto, os objectos usados diariamente também são limpos com frequência, pelo que a questão da sujidade pode nem se colocar.
Antes de instalar as suas prateleiras na cozinha, tire ideias da homify, do Pinterest e de revistas de decoração sobre como as pode organizar. Não temos dúvidas de que, com prateleiras, a sua cozinha ganhará de imediato uma nova sensação de espaço e luminosidade.

​5. Que profissionais lhe podem ser úteis?


Na homify, reunimos uma vasta lista de profissionais de diferentes categorias. Pode comprar as suas prateleiras numa loja, mas também as pode mandar fazer à medida. Se for essa a sua vontade, entre em contacto com um carpinteiro para construir as prateleiras. Elabore um esquisso em colaboração com o carpinteiro e escolha materiais que se adaptem ao que idealiza. A ajuda de um decorador também pode ser oportuna para optimizar o espaço e em termos estéticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário