sexta-feira, 28 de julho de 2017

20 Coisas para tirar de casa imediatamente!


Por vezes passam anos sem fazer uma limpeza a fundo na casa e quando a fazemos o resultado são centenas de tralhas acumuladas que já não têm utilidade. Veja neste artigo a lista do que deve retirar já da sua casa e inspire-se para a mudança.

O resultado de muito tempo sem uma limpeza a fundo são anos de coisas acumuladas e só estão a ocupar espaço na sua casa. A pensar nisso inspirámo-nos nas dicas do site 'Pure wow' para lhe dizer quais são as coisas que devem sair imediatamente da sua casa. Saiba já quais são e livre-se delas:

Na cozinha

1. Tupperwares sem tampas e tampas sem Tupperwares - Isto parece sempre um mistério, porque por vezes achamos que é impossível terem desaparecido, mas a verdade é que durante algum tempo sem limpeza vamos sempre acumular muitas caixinhas desemparelhadas, por isso está na hora de irem para o lixo.

2. Garrafas de bebida que nunca vai beber  - Chega de pensar que as vai usar para alguma coisa. Sugestão: o fim do ano é uma ótima hora para usar essas garrafas. Se não, doe ou dê a alguém de presente.

3. Eletrodomésticos nos quais você não tocou no último ano - O novo ralador de todos os vegetais, a máquina de fazer sumos, a que só coze arroz e a que faz sopas... Se não precisa nem usa isto tudo está na hora de partilhar e ganhar mais espaço na sua cozinha.

4. Comida congelada acumulada - Isto muitas vezes custa fazer porque é um desperdício, mas aconselhamos a que faça isto uma vez por mês para evitar ter de deitar comida fora.

5. Comida fora do prazo - Além da comida congelada é muito importante fazer uma revisão pela dispensa e frigorífico: de certeza que vai apanhar produtos fora de prazo. Pode aproveitar essa altura para arrumar tudo direitinho e por áreas de comida para ser mais fácil aceder.

Na sala e no escritório

6. Cabos que não usa há anos - Apostamos que metade deles nem sabe para que servem.

7. Carregadores e telefones antigos - Não, não precisa deles e não, provavelmente eles não vão render muito dinheiro no futuro, a não ser que estejamos a falar de uma verdadeira relíquia. Lembre-se de deitá-los fora nos lugares indicados para o efeito

8. Revistas antigas - A menos que colecione revistas (de uma forma saudável), não adianta acumular exemplares. Guarde os favoritos e pense em como usá-los no decor. Os outros: papelão!

9. Livros que não cabem em lugar nenhum - Pode usá-los na decoração, emprestar ou doar alguns à biblioteca da sua zona.

10. Cassetes VHS e afins - Esta vale especialmente se forem filmes que hoje em dia consegue aceder muito mais facilmente. Se forem gravações caseiras, guarde-as mas pense numa forma de conseguir digitalizar tudo para conseguir aceder mais facilmente e não as perder.

11. Recibos e cartões antigos - Se já não servem para as contas do IRS ou se já não usa mande fora.

Na casa de banho

12. Produtos que já não usa - Vale para shampoos, condicionadores, cremes e outras coisas. Se não vai realmente usar, deite fora ou partilhe.

13. Medicamentos fora do prazo - Há quanto tempo não faz esta revisão? Não adianta de nada ter medicamentos fora do prazo em casa. Veja quais deve mesmo substituir e os outros mais pontuais guarde para comprar quando forem mesmo necessários.

14. Maquilhagem fora do prazo ou que já não usa - Não há problema em ter um ou outro produto específico para usar em eventos especiais, mas veja sempre a data de validade dos mesmos e avalie se realmente vai usar o produto.

15. Qualquer tipo de amostras grátis - … Que já nem se lembrava que tinha. Deite fora!

No quarto e no armário/closet

16. Sapatos que estão muito velhos, muito desgastados ou que não usa há muito tempo - Não acumule coisas que não vai usar: isso desorganiza a casa e há outras pessoas que precisam mais do que você precisa, por isso reúna o que não usa e doe a uma instituição.

17. Peças com manchas que não podem ser tiradas - Já tentou várias vezes, mas nada funciona? Das duas uma: ou consegue aproveitar a peça para fazer outra coisa ou está na hora de sair de sua casa.

18. Lençóis velhos ou cheios de borboto - É normal que ao longo do tempo, e dependendo da qualidade, os lençóis se comecem a degradar e a ficar com borboto ou com sinais de velhice: elásticos soltos, partes já muito gastas e mau aspeto no geral. Pode aproveitar para fazer panos da loiça ou outras ideias para casa ou então deitar fora.

19. Bijuteria velha - Quantos colares, brincos, pulseias ou anéis é que tem que já nem usa? Muitos certo? Está na altura de fazer uma revisão por estes objetos e separar o que interessa do que não usa. Porque não juntar as suas amigas lá em casa e distribuir o que já não usa? O lixo de uns é o tesouro de outros.

20. Meias muito velhas, encardidas, sem par ou com buracos - Imagine ter de se descalçar e ter buracos nos dedos dos pés? Horrível só de pensar. Não passe por esta vergonha: pegue nessas meias e deite fora.

Fonte: Must Strazzera
Imagem: Jdias

sexta-feira, 21 de julho de 2017

4 Pequenos gestos que ajudam a ganhar espaço em casa!


Existem soluções originais e práticas que, de tão simples e funcionais, nem sempre nos parecem óbvias. Implemente-as e tire maior partido das suas divisões.
Acha que a sua casa é pequena e tem pouca arrumação? Não se preocupe! Mesmo quem tem casas que já não são assim tão pequenas acabam por se queixar do mesmo problema. Nós mostramos-lhe que, com alguns pequenos truques, é possível arrumar tudo de forma organizada e ainda ganhar espaço e modificar um pouco a decoração da sua casa. Estas são as estratégias mais simples que pode adotar e implementar:
  1. Na sala, limite o número de almofadas que tem a decorar os sofás pois roubam espaço.
  2. Na cozinha, na hora de guardar restos no frigorífico, opte por caixas quadradas que ocupam muito menos espaço que as redondas.
  3. No quarto, aproveite o espaço livre debaixo das camas para guardar tudo aquilo que não usar regularmente. Faça esta arrumação dentro de caixas de cartão ou plástico.
  4. Na casa de banho, tire os rolos de papel higiénico do armário e coloque-os num porta-rolos para o efeito. Vai ganhar espaço extra no seu armário de casa de banho.

Fonte: Modern Life
Imagem: Jdias
 

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Casa mais ecológica e eficiente!


10 truques, muito simples, acessíveis e fáceis de implementar, que o vão ajudar a poupar dinheiro e a garantir um mundo melhor para si e para os que o rodeiam.

Quando recebemos as contas da água, da eletricidade e do gás no final do mês é que nos apercebemos das consequências de alguns gestos menos conscientes que realizamos no dia a dia. No fim, quem sofre é a nossa carteira e… o meio ambiente! Mas inverter a situação não é difícil. Há, no entanto, atitudes simples que permitem poupar alguns (muitos) cêntimos no final do ano. E o planeta agradece...

Estes são os 10 comportamentos que pode adotar para renovar a sua casa e conseguir uma poupança verdadeiramente efetiva:

1. Aproveite o sol

A energia solar é uma opção ecológica e, embora a compra de um painel solar seja dispendiosa, permite poupar cerca de 70 por cento da energia gasta anualmente para o aquecimento da água. Em alternativa, pode, sem qualquer custo, usar os raios de sol para secar a roupa e aquecer a casa no inverno.

2. Duplique a proteção

Se vai comprar casa ou remodelar a sua, certifique-se de que esta tem vidros e paredes duplas. Assim, garante uma temperatura uniforme dentro de casa, até porque 30 por cento do calor sai pelas janelas. Esta medida tem ainda a vantagem de reduzir o ruído exterior, melhorando a sua saúde.

3. Prima o off

Deixar os aparelhos em stand by pode ser prático, mas sai caro. Certifique-se de que os eletrodomésticos ficam completamente desligados quando não precisa deles. O mesmo se aplica a carregadores esquecidos nas tomadas. Já agora, desligue o fogão e o forno dez minutos antes de terminar a cozedura.

4. Prefira o duche

Se é adepto do banho de imersão, pense duas vezes antes de abrir a torneira. Optar por um duche contribui para poupar 80 mil litros de água anualmente. Restrinja o banho a um momento muito especial e opte pelo duche diariamente.

5. Escolha bem

Fixe a expressão classe A. Os aparelhos desta categoria energética podem ser mais caros, mas são cerca de 70 por cento mais eficazes do que os de classe D. Simultaneamente, os eletrodomésticos A++ permitem uma poupança de 64 por cento quando comparados com os de categoria A. Na prática, isto pode significar uma redução de cerca de 200 € na fatura da eletricidade.

6. Proteja-se do frio

Uma caixilharia em madeira, em vez do tradicional alumínio, aumenta o isolamento em 20 por cento. Prefira um recuperador de calor a uma lareira aberta pois este é três vezes mais eficiente.

7. Mude de horários

Adira ao sistema da tarifa bi-horária e aproveite o período mais barato para pôr as máquinas a funcionar. Tenha em atenção que este tarifário exige alguma organização. Contratar a potência certa também estimula a poupança energética.

8. Reduza a temperatura

Utilizar as máquinas, nomeadamente a de lavar e secar, em programas de baixas temperaturas permite reduzir em cerca de 55 por cento o gasto energético. Prefira o programa económico e não utilize a máquina com meia carga.

9. Troque de lâmpadas

Instale lâmpadas de baixo consumo. Embora sejam mais caras, poupam até 80 por cento de energia face às incandescentes e duram mais. Já agora, sabia que ao desligar as luzes quando sai de uma divisão poupa 25 por cento do consumo energético anual?

10. Use cada gota

Certifique-se de que não tem torneiras a pingar e instale modelos de fluxo reduzido. Este método diminui em 50 por cento o fluxo da água, o que numa família de três pessoas pode significar a poupança de 150 litros anuais. Fechar a torneira quando lava os dentes ou se ensaboa no duche também reduz o consumo para metade.

Fonte: Modern Life
Imagem: Jdias
 

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Como eliminar a energia negativa de sua casa?


Muitas vezes não se sente bem na própria casa ou sente uma má energia em algumas partes da casa? Descubra o que pode fazer para transformar este sentimento em energia positiva e viva melhor na sua casa.

É normal que de vem em quando não se sinta completamente bem em sua casa. Mas se esse sentimento é constante, causando inclusivé dores de cabeça, mal estar, insónia e sensação de cansaço, pode ser que esteja na hora de eliminar as energias negativas do ambiente. Isso pode ajudar a melhorar o seu humor, além de inspirar sentimentos positivos para todas as pessoas que vivem na casa. Descubra o que pode fazer para eliminar a energia negativa, de acordo com as dicas da terapeuta de energia Amy B. Scher, autora do livro How To Heal Yourself When No One Else Can (Como curar-se quando mais ninguém o consegue fazer, em inglês):

1. Renove o ar

O primeiro passo para remover a energia negativa da sua casa é abrir todas as janelas e deixar o ar renovar. Enquanto isso, sacuda as almofadas e as roupas de cama. Vai sentir uma sensação imediata de limpeza.

2. Acenda um incenso

Esta é uma prática espiritual e de meditação – então por que não experimentar em casa? Isso pode ajudar a melhorar a energia e criar uma atmosfera calma e serena.

3. Conserte ou elimine móveis e objetos partidos ou estragados

Coisas partidas ou estragadas podem trazer energia negativa para a sua casa, por isso se for um objeto muito especial pense em arranjá-lo. Caso contrário substitua por outro.

4. Use óleos essenciais (destaque para o óleo essencial de laranja)

O aroma da laranja faz lembrar um dia de verão, com muito sol e alegria. Limpa o ambiente e eleva o seu humor. Dilua as gotas do óleo em um pouco de água e borrife nos móveis. “Comprar ou fazer um purificador de ar com óleos puros essenciais ajuda a tirar a energia negativa”, Amy diz. A terapeuta prefere os óleos de laranja, rosa, lavanda e patchouli.

5. Elimine a desordem o mais rápido possível

Objetos retêm muita energia tanto mental, quanto psicológica e até espiritual. E eles podem atrapalhar o seu bem estar. Por isso é normal sentir-se melhor quando organiza as suas coisas. Faça um esforço para manter a casa o mais arrumada possível.

Fonte: Strazzera
Imagem: Jdias