quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Regras de ouro para organizar uma festa!


Seja um aniversário, um baby shower, um lanche com as amigas ou até um casamento, há vários pontos comuns que tem que ter em consideração na organização. Deixamos-lhe aqui algumas dicas que o vão ajudar a organizar a sua festa.

Não é preciso ser um bicho de sete cabeças nem motivo de stress. Como em muita coisa nesta vida, nada como sentar-se e delinear bem os objetivos daquilo que pretende realizar. Saiba como fazê-lo:
Programação e planeamento
Estes são os pontos principais para que o seu evento seja um sucesso. Deve começar por estabelecer o objetivo da festa, o local e número de convidados para, a partir daqui, começar a planear a mesma.

Esta programação deve ser antecipada para quando delinear o seu plano saber o que tem de fazer em cada altura, ou seja, se para um lanche com umas amigas basta tratar de tudo na véspera, no caso de um casamento isso já não é possível.

Inspiração

Para ajudar no planeamento da festa há vários sites e plataformas com ideias de inspiração e de acordo com cada tipo de evento, como o caso do Pinterest, onde pode ir guardando as suas ideias por pastas, ideias de decoração, de animação, entre outros.

Check List

Este ponto está muito relacionado com os dois acima, ou seja, é consoante o planeamento e de acordo com as suas inspirações que deve fazer uma lista de tudo o que é preciso fazer. Além da lista de tarefas deve também fazer um calendário com a indicação do que é necessário em cada altura e quanto tempo demora cada tarefa. Assim consegue garantir que tem tudo pronto a tempo.

Delegar tarefas

Não pense que vai conseguir fazer tudo sozinho por isso, depois de ter a sua listagem, delegue tarefas com os amigos, familiares ou contrate empresas para ajudar. Peça-lhes também ajuda  para garantir que pensou em todos os pormenores, reveja todos os possíveis problemas e garanta soluções para eles.

Catering

Como não há festas sem comes e bebes elabore a sua ementa com base na hora do evento e número de convidados. Faça as contas das quantidades por pessoa e garanta sempre o conforto deles. Por exemplo, tem espaço, cadeiras e mesas para toda a gente? Também em relação ao catering deve ter em conta a logística e condições do espaço, ou seja, quando e onde vai refrescar as bebidas, se tem espaço no frigorífico para todas as coisas, onde vai ser aquecida a comida, se o forno tem capacidade para o prato que pensou, se tem como transportar a comida caso a festa seja noutro espaço, etc... Pense em todas estas questões e organize-se.

Decoração

A decoração da festa é outro ponto fundamental para garantir o sucesso de uma festa. É conveniente que tenha um conceito, o tal fator “uau”quando os seus convidados chegam, sendo que os restantes detalhes e pormenores vão fazer toda a diferença e tornar o seu evento mais pessoal. Os balões, uma parede decorada ou arranjos de flores são muito atrativos e fáceis de conseguir.

Detalhes

Em relação aos detalhes seja consistente e não se aventure em mil projetos DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo). Mantenha sempre o foco e planeie consoante os seus timings e capacidades.

Calendário

Para as vésperas e para o dia do evento deve ter um calendário, para saber o que é necessário fazer ou supervisionar em cada altura. Tudo o que pode fazer com antecedência faça, como por exemplo a decoração do espaço, as etiquetas dos alimentos para não lhe estarem sempre a perguntar o que é cada coisa, faça uma seleção de músicas para animar o ambiente, planeie animações e, no caso de eventos maiores, planeie a ementa e o lugar de cada convidado.

Limpeza e arrumação

Além do planeamento anterior e do dia da festa, também deve ter em conta o plano de limpeza e arrumação do espaço. Se for uma festa pequena pode utilizar talheres e pratos do seu serviço, mas para isso tem que garantir que durante a festa vai fazendo uma limpeza. No caso de  uma festa com muitos convidados ou de crianças, o ideal são as loiças descartáveis de plástico e assegurar que cada pessoa vai colocando no lixo.  Tenha reservada algumas caixas ou tupperwares para guardar os restos.

Fonte: Strazzera
Imagem: Jdias
 

Sem comentários:

Enviar um comentário