sexta-feira, 25 de maio de 2018

Decoração Verão 2018: 10 dicas e tendências!


Estação nova, casa nova? As mudanças de estação deixam-nos sempre com vontade de alterar qualquer coisa lá por casa. No Inverno, procuramos cores quentes e têxteis confortáveis que componham um ambiente muito acolhedor. Pelo contrário, quando o Verão se aproxima, deixamo-nos embalar pelas tonalidades vibrantes e frescas que dizem bem com os dias soalheiros.

Ainda estamos na Primavera que, por sinal, chegou chuvosa a Portugal. Porém, podemos começar já a pensar nos longos e soalheiros dias de Verão e na atmosfera que queremos criar na nossa casa para os receber. Substituir as capas das almofadas, apostar em paredes coloridas ou tornar o jardim ou a varanda mais convidativos: pode mudar um bocadinho aqui e um bocadinho ali.

Hoje, partilhamos consigo algumas ideias que, estamos certos, o vão inspirar a dar um novo élan à sua decoração. Algumas são tendência, outras são clássicas e intemporais.

Está curioso? Então, acompanhe-nos.

1. Cores alegres e refrescantes

Cada estação do ano sugere uma paleta cromática diferente que se pode materializar na decoração. Não temos que ser literais na interpretação da estação e subsequente uso das cores, mas se há época do ano que nos impele a arriscar o uso de tons coloridos, essa época é o Verão. Pode começar por pintar apenas uma parede no seu quarto ou na sala ou por revestir uma das superfícies com um papel de parede de inspiração estival. Este ano, são tendência a cor millenial pink (um cor-de-rosa tipo algodão doce), o lilás ou lavanda, o azul céu, o verde menta, o amarelo mostarda, o laranja ferrugem e o verde Nilo, entre outras. São, na verdade, todas as cores que nos lembram um delicioso expositor de gelados!

2. Efeito ombré

E por falar em cores, este ano vamos ver o ombré na decoração. O efeito ombré é quando uma cor tem uma gradação que a leva do mais escuro para o mais claro. O ombré pode ser aplicado nas paredes, nos têxteis de cama ou tapetes, nos quadros – sobretudo aguarelas – e até no mobiliário. Se tem medo de arriscar esta técnica de pintura na parede, pode sempre virar-se para estes detalhes de decoração. Na parede, pode começar por uma cor mais clara para um resultado mais subtil.

3. Plantas e mais plantas

As plantas são uma óptima adição à decoração e uma forma muito fácil de emprestar cor e frescura aos ambientes. Para além disso, aproximam-nos da natureza e transmitem sensações positivas que beneficiam o nosso bem-estar físico e mental. Se está atento às tendências decorativas, então saberá que se vê amiúde, no interior das casas, o uso de cactos, palmeiras, suculentas e de outras plantas bonitas e de fácil manutenção. As plantas cítricas estão igualmente em altas. São encantadoras e espalham um agradável perfume pelos espaços. Uma jarra com flores também fica sempre bem. Distribua as plantas e as flores um pouco por todo o lado. Elas podem dar vida a uma esquina vazia, à mesa de centro, às estantes e prateleiras, a uma consola no hall de entrada e assim por diante.

4. Estilo boémio (boho-chic)

As casas de estilo boémio são interessantes, cheias de vida e de objectos que nos transportam para outras partes de mundo e culturas. Trata-se de um estilo que assenta numa estética despojada que se associa a um tipo de vida relaxado. É, sem dúvida, um estilo que está na moda no que à decoração diz respeito e que não podia ter mais a ver com o Verão. Abrace as cores, decore com souvenires de viagens, peças de artesanato e produtos étnicos, vá beber inspiração à estética marroquina, utilize móveis com um acabamento em decapê, espalhe pufes pelos espaços, favoreça cortinas compridas e românticas em voile e misture padrões. Transforme a sua casa num oásis de descontracção.

5. Macramé e outros adornos

Borlas, macramé, franjas, penas… na próxima estação, vamos ver estes elementos em tapeçarias, mantas, almofadas, tapetes, nos acessórios e a adornar as paredes. Esta tendência anda de mãos dadas com o estilo boémio. Está-lhe inerente uma qualidade artesanal e, ao mesmo tempo, uma certa sumptuosidade que torna os ambientes mais preenchidos e interessantes.

6. Um espaço de exterior à altura

Tem um espaço ao ar livre? Não o desaproveite e passe os dias mais quentes no exterior com todo o conforto. Se a área for suficientemente grande, não deixe de incorporar uma mesa para reunir a sua família e amigos em torno de deliciosas refeições. Não falamos, porém, de uma mesa qualquer, mas sim de uma digna de capa de revista. Embeleze a sua com centros de mesa (podem ser feitos com flores ou frutas), louça bonita, guardanapos enrolados com uma fita ou copos coloridos. Misture o branco com cores e padrões numa verdadeira dança de Verão.

Não se esqueça, ainda, de valorizar o espaço com têxteis confortáveis – de preferência, laváveis -, lanternas com velas, sofás, espreguiçadeiras e grinaldas de luz decorativas. Crie uma atmosfera mágica que faça toda a gente aí em casa querer prolongar os serões.

Por fim, leve cor para o espaço com as inevitáveis, e sempre encantadoras, plantas e flores.

7. Uma cama para receber o Verão

Se, no Inverno, não resistimos a muitas camadas e a tecidos bem quentes, no Verão, com o calor, as camas pedem têxteis leves e tons mais claros. Isto não quer dizer que a cama deva ser despida. Se o fizesse, perder-se-ia o conforto. Basta substituir alguns elementos. Pode começar por mudar as capas das almofadas e do edredão para umas com cores e padrões que sugiram o Verão. O branco é, também, um bom ponto de partida e, numa cama, transmite tranquilidade e pureza. Se a capa do edredão for branca, pode valorizá-la com um conjunto de almofadas coloridas e contrastantes. A manta, ao fundo da cama, é um toque especial que é bem-vindo ao longo de todo o ano. Porém, em vez de uma manta em lã ou em veludo, pode optar por uma em linho, em algodão, em jacquard ou de uma malha muito fina.

8. A pureza do branco

Neste artigo, já lhe falámos de cores vibrantes e de estilos que visitam combinações arrojadas e expressivas. No Verão, dispensam-se cores escuras que atraem os raios solares e deixam-nos com calor só de olhar para elas. Se não é apologista de tons alegres, pode, em vez deles, valer-se do branco. O branco compõe ambientes leves, luminosos e arejados que transmitem frescura e serenidade. Há vários tons dentro do branco e a possibilidade de o combinar com alguns apontamentos coloridos. Pode, por exemplo, experimentar o binómio branco e amarelo ou o branco e o azul ou verde claro numa inspiração marítima.

9. Cortinas leves

Deixe a luz entrar generosamente em sua casa e privilegie o uso de cortinas leves em voile, linho ou algodão. As cortinas brancas semi-transparentes são versáteis e asseguram a privacidade ao mesmo tempo que permitem a passagem de luz solar. Pode, também, colocar cortinas fluidas numa cama de dossel para criar uma atmosfera romântica e tranquila no seu quarto.

10. Cestos (e detalhes em vime)

Os cestos na decoração são tendência há já algum tempo. A cor e a textura destes elementos proporcionam conforto à decoração e tornam os ambientes menos estéreis. Para além de decorarem, também são muito úteis para organizar objectos ou para colocar plantas. Pode apostar em cestos simples, coloridos ou adornados com pompons e usá-los no interior e no exterior.
Fonte: Homify
Imagem: JDias

Sem comentários:

Enviar um comentário