sexta-feira, 17 de maio de 2019

5 coisas que pode ir já fazendo para se motivar para a limpeza de Primavera


Por norma, faz-se uma limpeza semanal à casa mas, a cada mudança de estação é oportuno fazer uma limpeza e arrumação de fundo. Esta tarefa tem tanto de cansativa como de gratificante porque, no fim, quando olhamos à volta e vemos tudo no sítio, a sensação é óptima. Além do mais, uma casa limpa e arrumada é mais funcional e oferece, de longe, muito mais conforto do que uma casa onde reina o caos.

A Primavera é uma estação de renascimento e de mudança. Os dias tornam-se mais longos e somos tomados por aquela vontade de refrescar a nossa casa e de a preparar para as estações mais quentes, dentro e fora de portas.

Antes de pôr mãos à obra e para se motivar para a limpeza de Primavera, damos-lhe algumas sugestões.

Veja quais são!

1. Faça uma lista de afazeres

Fazer uma lista com todas as tarefas que quer levar a cabo é uma boa forma de se organizar para a limpeza de Primavera. Numa limpeza e arrumação a fundo, há sempre alguma coisa de que nos podemos esquecer, por isso vale a pena anotar tudo. Ponha em primeiro lugar ou sublinhe os pontos mais importantes. Se é distraído ou esquecido, este passo é especialmente útil. Pode aproveitar esta fase da organização para consultar a meteorologia (se vai limpar os vidros, por exemplo, não pode estar a chover) e marque um dia no calendário para se dedicar a esta tarefa.

2. Compre os produtos e os utensílios de limpeza


Confirme se tem todos os produtos e utensílios de que precisa: lava-tudo, limpa-vidros, detergente para limpar a casa de banho, detergente para tirar gorduras difíceis, produtos para as madeiras, esfregões, esponjas, panos, luvas, sacos do lixo, sacos e filtros para o aspirador, e assim por diante. É provável que já tenha muitas destas coisas em casa. Compre o que lhe falta e, se tiver pouca quantidade de algum produto, mais vale comprar também. Assim, não tem que andar a correr para o supermercado e atrasar tudo. Não se esqueça, já agora, de comprar velas de cheiro, um ambientador e flores frescas para dar aquele toque final agradável, após a limpeza!  

3. Faça uma playlist


A música melhora tudo, não é? Ajuda-nos quando estamos tristes, quando praticamos desporto, quanto organizamos uma festa e… quando limpamos a casa! Para limpar a casa, escolha músicas mexidas e divertidas que lhe dêem aquela dose extra de energia! Pode organizar a sua playlist no iTunes ou no Spotify ou escolher uma das muitas playlists que já existem no YouTube.

4. Desfaça-se da “tralha”


A língua inglesa tem uma boa palavra para isto: “declutter”. É oportuno, pelo menos duas vezes por ano, abrirmos os armários e as gavetas e tirarmos tudo aquilo que já não usamos, de que já não gostamos ou que não queremos por qualquer outra razão. Há coisas que se podem vender, oferecer ou doar a quem precisa. É muito mais fácil limpar uma casa com menos tralha, por isso escolha um dia só para esta tarefa e faça a sua limpeza num outro dia.

5. Ponha toda a gente a ajudar


Se não mora sozinho, então já sabe: todos têm que ajudar! Pode fazer um diagrama para distribuir tarefas, garantindo, assim, que todos participam e que não se esquece de nada. Se tem filhos mais pequenos, atribua-lhes as tarefas mais simples (por exemplo, relacionadas com a limpeza do quarto deles), mas não os deixe de envolver de alguma forma para que este hábito lhes vá sendo incutido.



Sem comentários:

Enviar um comentário