sexta-feira, 30 de junho de 2017

Como decorar a casa para o verão!


Depois da estação mais florida, chega o momento de aproveitar as altas temperaturas do verão. A decoração pode acompanhar a estação mais vibrante do ano e ainda ajudar a amenizar os efeitos do calor.

Cores

A estação pede uma combinação entre o claro e colorido com cores como o branco, cru, creme, bege, azul, rosa, amarelo, verde e vermelho.

Cortinas

Cortinas de tecidos leves, como o voil, são uma ótima opção para o verão. Para aproveitar a iluminação natural do sol, as cortinas precisam ser de tecidos leves e suaves como seda, gaze de linho e voil. Estes materiais ajudam a controlar a temperatura interna e protegem os móveis da incidência solar.

Varanda

Colocar espreguiçadeiras na varanda é uma dica para aproveitar o espaço ao ar livre. Outra boa opção são as fontes que umidificam o ar e decoram o ambiente.

Contudo, os itens utilizados nesta área devem ser resistentes à chuva e ao calor, como a fibra sintética, o vidro e a porcelana. Os assentos devem ser cobertos com tecido impermeável para evitar problemas.

Fonte: Vix
Imagem: Jdias
 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

O que fazer para o manjerico não perder o viço!


É, por excelência, a flor dos santos populares. Com um aroma característico, esta variedade botânica já se tornou num dos ícones destas festividades. Veja todos os cuidados a ter com esta planta.

Em Portugal, o manjerico é uma planta bastante associada com as festas de São João, que se realizam já neste fim de semana, em vários municípios, de norte a sul, um pouco por todo o país. Se adquiriu um ou se lhe ofereceram um e não sabe como cuidar dele, não se preocupe! Damos-lhe, de seguida, várias dicas para que aprenda facilmente a mantê-lo fresco e viçoso:

- Pode as flores mal comecem a nascer, para prolongar a vida do manjerico.

- Transplante-o para um vaso de barro com boa drenagem, para que as raízes respirem e não haja acumulação de fungos.

- Coloque-o num local onde haja muita luz, mas tenha cuidado pois este só pode estar diretamente ao sol até às 10h00 da manhã e/ou depois das 18h00.

- Coloque um prato com água debaixo do vaso, isto ajuda a manter a humidade nas horas de maior calor e evita que a terra seque.

- Use uma mistura de terra com 1/3 de húmus e 2/3 de argila.

- Mantenha-o num local onde a temperatura nunca seja inferior a 10º C.

- Quando exposto ao sol de forma regular, o manjerico tem de estar bem regado.

Feliz São João!

Fonte: Revista Jardins
Imagem: Sapo
 

sexta-feira, 16 de junho de 2017

8 Coisas para retirar já do seu quarto!


Está na altura de fazer uma limpeza geral ao seu quarto! A limpeza da primavera serve para dar outro look à casa, mas caso tenha negligenciado a sua área de descanso, está na altura de ler estas dicas e colocar mãos à obra.

Roupa

Provavelmente tem roupa que já não veste há algumas estações e, se nem sequer se lembra que algumas peças existem na hora de compor os seus looks, é porque não lhe estão a fazer falta. Sendo assim, o melhor é ponderar e doar as peças de uma vez por todas. Por certo há muita roupa que acumula porque gosta muito delas, mas se não faz uso das mesmas, não vale a pena estarem a encher o armário ou a apanhar mofo debaixo da cama.

Na senda, roupa suja espalhada pelo quarto também não é opção. Sendo adulto ou não, há de certeza um cesto de roupa suja noutro espaço da casa onde a pode colocar.

Maquilhagem

Sabe que os produtos de maquilhagem têm validade? E que quando têm pouco uso acumulam muitas bactérias? Faça uma seleção e livre-se dos que não usa.

Arrumar o quarto

O ideal é que faça uma limpeza mais a fundo e tentar mantê-lo sempre arrumado. Assim, a área torna-se mais fácil de controlar a nível de limpeza e será sempre uma zona onde se gosta de estar.

Não se esqueça que o pó que anda no ar e acaba pousado nos móveis e chão são pequenas partículas de poluição, ácaros, pele morta, entre outros. Para além de dar um aspeto sujo, podem provocar problemas sérios respiratórios e alérgicos, uma vez que penetram na membrana exterior dos pulmões e narinas.

Almofada

Tem por hábito substituí-la? Faça o seguinte exercício: dobre a mesma ao meio e se a almofada não voltar à sua forma normal é porque está na altura de adquirir uma nova. Vai com certeza dormir melhor.

Livros

Para quem gosta de ler é normal que os livros abundem pela casa. No entanto, empilhar os mesmos no quarto (nem noutra assoalhada) não é a melhor solução. Para além de acumularem mais pó, o seu quarto irá sempre parecer mais desarrumado. Compre uma estante e arrume-os, deixando de fora o que estiver a ler na altura.

Gavetas

Livre-se das gavetas que só acumulam tralha. Porta-chaves que já não usa, telemóveis antigos, lápis, blocos de papel, bugigangas que já nem se lembra o que significam, enfim... guarde apenas o essencial (por exemplo, um bloco de notas pode fazer falta na cozinha para a lista de compras) no sítio que pode dar jeito e deite fora o resto.

Isto também é válido para aquelas inúmeras coisas espalhadas pelo quarto: revistas, portátil, garrafas de água vazias, etc...

Animal de estimação

Não dormir com ele não é sinónimo que gosta menos dele. Até bem pelo contrário. A maioria das vezes as pessoas interrompem o seu ciclo de sono por causa deles, a qualidade do sono também diminui e o adormecer é também afetado.

Tecnologia

Seja o portátil de trabalho, o telemóvel, a tv ou qualquer outro aparelho não deviam estar no seu quarto. Tudo o que sejam equipamentos eletrónicos funcionam como estímulos e perturbam o sono ou o adormecer. Quantas vezes não resistiu à tentação de pegar no telemóvel mesmo estando na cama e cheio de sono?
 
Fonte: Strazzera
Imagem: Jdias
 
 
 

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como organizar os santos populares em casa!


Os santos populares não tardam e se este ano quer fazer diferente, experimente organizar um arraial em sua casa. Garantimos: é tão ou mais divertido do que na rua.
Os santos populares estão a chegar e se não há festa como esta, com as ruas engalanadas, boa comida, música popular a rodos, um bailarico em cada rua e um amigo em cada desconhecido, também é verdade que festejar os santos populares em casa é muito divertido.
Para começar, é uma excelente desculpa para reunir família e amigos, inclusive, aqueles com quem não se encontra tantas vezes. Por outro lado, se a animação nas ruas é incrível, também pode ser muito cansativo ou mesmo desesperante - quantas horas é capaz de esperar por uma sardinha? Faça os santos em casa e divirta-se como nunca!
4 COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR NOS SANTOS POPULARES EM CASA
OS CONVITES
Achamos divertido preparar uns convites, impressos ou com através das redes sociais, para convocar os amigos e a família para o melhor arraial de santos populares de sempre. Se não é a pessoa com o melhor sentido estético do mundo, uma plataforma como o Canva, pode ser ferramenta que precisa - seja  para um convite impresso ou online. A data só depende de uma coisa: o santo. Se for o Santo António, a festa é de 12 para 13 de junho, no caso do São João será de 23 para 24 e o São Pedro festeja-se de 28 para 29 de junho.
COMES E BEBES
Sardinhas, sardinhas e sardinhas! Se vive perto do mar, vá ao mercado de peixe mais perto de si e reserve já uma quantidade generosa de sardinhas. Não se esqueça dos pimentos, das cebolas, dos tomates, da alface, da Broa de Avintes, de umas quantas tiras de entremeada e, claro, bifanas e caldo verde. Muito importante: não se esqueça do grelhador, das acendalhas, da lenha e do carvão!
Quanto às bebidas, além de se abastecer com quantidades históricas de cerveja, sangria e sumos, importa encontrar um sistema para manter tudo fresco e à mão de saciar a sede. Congele pequenos balões de água e coloque-os numa bacia com as bebidas - quando derreterem, sempre podem divertir-se a atirar balões aos amigos.
Umas sobremesas podem cair bem, como: fruta laminada, mousse de chocolate, mousse de lima e gelatinas. O que pode não cair bem são estas contas todas na sua carteira, por isso, pode ser boa ideia dividar, antecipadamente, os ingredientes da ementa pelos convidados.
 A DECORAÇÃO
Santos populares sem grinaldas, luzes, balões e manjericos, não é a mesma coisa. Em qualquer loja dos chineses encontra todos estes artigos a bom preço mas, se tiver tempo, e quiser tornar a sua festa ainda mais espetacular, que tal fazer os seus próprios enfeites? Temos tutoriais para ajudar:
  • Grinalda
  • Lanterna
  • Pompons
  • Balão
  • Sardinha
Para além disto, manjericos e, claro, de acordo com o santo em festa, não pode faltar um altar de Santo António ou uma cascata São Joanina.
A ANIMAÇÃO
Festa de santos populares seja na rua ou em casa, tem que ter música popular e bailarico. Hoje em dia, com a ajuda de um computador, umas colunas e do Spotify, tem o problema resolvido. Numa pesquisa rápida por “santos populares” surgem alguns álbuns que pode copiar para uma nova playlist à qual pode juntar outras músicas da sua preferência. Depois é só carregar no play e aumentar o volume.
Em noite de santos populares, quando tocam as doze badaladas, é tempo de lançar fogo de artifício, de soltar balões e de marchas improvisadas. Claro que, quanto ao fogo e aos balões, apenas se vive numa zona onde isto é permitido, ou seja, não há perigo de perturbar vizinhos ou incêndio.
Bons Santos!

Fonte: E-konomista
Imagem: Porto24
 

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Estilo mediterrânico para o Verão!

O estilo mediterrânico é o resultado de uma combinação de várias tendências. Como pode imaginar, este estilo é derivado das tradições de todos os povos que têm vista para o Mar Mediterrâneo.

Apesar de manter as características específicas de cada região, podemos encontrar no estilo mediterrânico elementos comuns que dizem respeito à arquitetura e à decoração. 

Quais são as características das casas em estilo mediterrâneo?

As casas de estilo mediterrânico são definidas especialmente pela utilização de materiais puros, tais como a madeira, a pedra de cal branca e são também este elementos que determinam as cores das casas. Telhados inclinados cobertos com telhas de terracota, pilares, varandas, paredes de estuque e janelas em arco são algumas características das estruturas que definem os exteriores das casas.

Quais são as características nos interior de estilo mediterrâneo?

A decoração de estilo mediterrâneo é caracterizada pela predominância de luz. Por essa razão, as cores dos móveis têm sempre cores quentes ou inspiradas na cor do mar e da natureza. Nas paredes internas, em alternativa ao branco é costume usar-se o amarelo ocre ou o azul turquesa. As superfícies são muitas vezes deixadas sem tratamento, ou seja, com irregularidades e imperfeições e sem nivelamento. Em relação aos revestimentos mais comuns usados são as telhas em terracota (barro), azulejos pintados à mão ou ainda pisos em cerâmica ou madeira. No entanto, este estilo é muitas vezes caracterizado pelas vigas de madeira bem visíveis no teto. 

Como decorar os interiores de uma casa com estilo mediterrâneo? 

Os móveis deste estilo são normalmente em madeira, vime ou em ferro forjado, refletem também uma combinação de influências, como por exemplo, a mistura de elementos do norte da África com elementos da tradicional Grécia ou Itália.

Nas decorações mais frequentes usadas em casas de estilo mediterrâneo vêem-se muitos tecidos frescos e leves, principalmente em linho e algodão, com parcelas de cor natural ou branco. O uso do artesanato é notório, com ênfase em jarrões e vasos em cerâmica ou terracota para a colocação de plantas e flores. Expostos no interior ou em jardins: alfazema para decorar e alecrim e manjericão para uso na cozinha.
 
 
Fonte: Homify
Imagem: Jdias