sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como organizar os santos populares em casa!


Os santos populares não tardam e se este ano quer fazer diferente, experimente organizar um arraial em sua casa. Garantimos: é tão ou mais divertido do que na rua.
Os santos populares estão a chegar e se não há festa como esta, com as ruas engalanadas, boa comida, música popular a rodos, um bailarico em cada rua e um amigo em cada desconhecido, também é verdade que festejar os santos populares em casa é muito divertido.
Para começar, é uma excelente desculpa para reunir família e amigos, inclusive, aqueles com quem não se encontra tantas vezes. Por outro lado, se a animação nas ruas é incrível, também pode ser muito cansativo ou mesmo desesperante - quantas horas é capaz de esperar por uma sardinha? Faça os santos em casa e divirta-se como nunca!
4 COISAS QUE NÃO PODEM FALTAR NOS SANTOS POPULARES EM CASA
OS CONVITES
Achamos divertido preparar uns convites, impressos ou com através das redes sociais, para convocar os amigos e a família para o melhor arraial de santos populares de sempre. Se não é a pessoa com o melhor sentido estético do mundo, uma plataforma como o Canva, pode ser ferramenta que precisa - seja  para um convite impresso ou online. A data só depende de uma coisa: o santo. Se for o Santo António, a festa é de 12 para 13 de junho, no caso do São João será de 23 para 24 e o São Pedro festeja-se de 28 para 29 de junho.
COMES E BEBES
Sardinhas, sardinhas e sardinhas! Se vive perto do mar, vá ao mercado de peixe mais perto de si e reserve já uma quantidade generosa de sardinhas. Não se esqueça dos pimentos, das cebolas, dos tomates, da alface, da Broa de Avintes, de umas quantas tiras de entremeada e, claro, bifanas e caldo verde. Muito importante: não se esqueça do grelhador, das acendalhas, da lenha e do carvão!
Quanto às bebidas, além de se abastecer com quantidades históricas de cerveja, sangria e sumos, importa encontrar um sistema para manter tudo fresco e à mão de saciar a sede. Congele pequenos balões de água e coloque-os numa bacia com as bebidas - quando derreterem, sempre podem divertir-se a atirar balões aos amigos.
Umas sobremesas podem cair bem, como: fruta laminada, mousse de chocolate, mousse de lima e gelatinas. O que pode não cair bem são estas contas todas na sua carteira, por isso, pode ser boa ideia dividar, antecipadamente, os ingredientes da ementa pelos convidados.
 A DECORAÇÃO
Santos populares sem grinaldas, luzes, balões e manjericos, não é a mesma coisa. Em qualquer loja dos chineses encontra todos estes artigos a bom preço mas, se tiver tempo, e quiser tornar a sua festa ainda mais espetacular, que tal fazer os seus próprios enfeites? Temos tutoriais para ajudar:
  • Grinalda
  • Lanterna
  • Pompons
  • Balão
  • Sardinha
Para além disto, manjericos e, claro, de acordo com o santo em festa, não pode faltar um altar de Santo António ou uma cascata São Joanina.
A ANIMAÇÃO
Festa de santos populares seja na rua ou em casa, tem que ter música popular e bailarico. Hoje em dia, com a ajuda de um computador, umas colunas e do Spotify, tem o problema resolvido. Numa pesquisa rápida por “santos populares” surgem alguns álbuns que pode copiar para uma nova playlist à qual pode juntar outras músicas da sua preferência. Depois é só carregar no play e aumentar o volume.
Em noite de santos populares, quando tocam as doze badaladas, é tempo de lançar fogo de artifício, de soltar balões e de marchas improvisadas. Claro que, quanto ao fogo e aos balões, apenas se vive numa zona onde isto é permitido, ou seja, não há perigo de perturbar vizinhos ou incêndio.
Bons Santos!

Fonte: E-konomista
Imagem: Porto24
 

Sem comentários:

Enviar um comentário