segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A receita para uma cozinha bem decorada!


Considerado, nos dias que correm, um dos espaços chaves da casa, as cozinhas têm sido alvo, ao longo dos últimos anos, de uma maior preocupação no que toca à sua decoração. Cada vez mais pensadas e com um estilo muito próprio, além de funcional, esta divisão pode ser o centro das atenções, onde cozinhar deixa de ser um sacrifício! Garantimos que este vai passar a ser um espaço que não se importa de visitar mais do que três vezes ao dia!

O que vai ser?
Que tipo de cozinha prefere? Estritamente funcional? Um lugar para toda a família? Rústica, com madeiras tradicionais, motivos campestres (zinco preto, latão, ferro forjado e porcelana) e muitos objetos em exposição? Minimalista, com linhas simples e tons neutros, deixando apenas o essencial à vista? Futurista, com destaque para tecnologia e conceitos de design ultra-avançados? Como quem decora é quem manda, o objetivo é conseguir um espaço que cumpra os seus requisitos básicos, de preferência aliado ao conforto e ao bem-estar. As cozinhas temáticas não são uma tendência muito usual, mas podem ser a solução perfeita para quem queira cozinhar num ambiente absolutamente original.

Uma pitada de cor
Cada vez mais um ponto de convívio, ao invés de um local chato e de trabalho, a cozinha requer, por isso mesmo, cores quentes e alegres – os amarelos, laranjas e vermelhos são cores que estimulam o apetite, são fontes de energia e de bem-estar. O clássico branco é, como todos sabemos, intemporal, sendo sempre uma escolha acertada porque, além de transmitir um ambiente de limpeza e ordem, empresta maior amplitude à divisão e pode facilmente ser conjugada com outros tons. Uma tendência que não parece sair de moda é a combinação sublime entre madeira, pedra e inox – um efeito visualmente apelativo que pode ser potenciado com pequenos apontamentos em cores que invocam especiarias tão diversas como a mostarda, paprica, salva, orégãos e canela. Haverá uma paleta de cores mais apropriada para a cozinha? 

Paredes poderosas
Grande parte das paredes de uma cozinha está ocupada com armários e eletrodomésticos, por isso mesmo terá que aproveitar o que resta, da melhor forma possível. Seja tinta, papel de parede, azulejo ou madeira, dê vida à sua cozinha com cores surpreendentes, repletas de arte e fotografias ou transforme-a num quadro magnético ou de giz para as receitas preferidas, os recados, imãs divertidos, fotos de família ou os desenhos do seu filho.

Oops, sujei o chão!
Porque é na cozinha que se juntam milhares de combinações de ingredientes que magicamente se transformam em verdadeiras iguarias, também é verdade que, muitas vezes, acaba tudo no chão! Para que o chão da sua cozinha não se torne um pesadelo, esqueça o carpete, optando antes por cerâmicas, auto-nivelantes, madeiras ou pedras – existem numa enorme variedade de cores e padrões e são de fácil manutenção. No entanto, os tapetes são bons para enfeitar o chão. Em cores bonitas e combinando com o restante décor, dão logo outra vida à cozinha. E também facilitam se forem colocados junto ao fogão e a máquina de lavar louça para salvar o chão de mais uma esfregadela! Para criar um ambiente mais intimista na hora das refeições, um bonito tapete sob a mesa é a solução perfeita. E para mudar de visual, é só retirá-los por uns tempos!

As ideias são muitas, procure aquela que falta para completar a receita de uma cozinha bem decorada… a sua!

Fonte: Eu Decoro
Fotografia: JDias

Sem comentários:

Enviar um comentário