segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Decoração de Sala de Estar Pequena: 50 Dicas Poderosas! (Parte 2)


25 – Opte por cores mais claras para as paredes

As melhores cores para as paredes de uma sala de estar pequena, com certeza são as cores claras e neutras, pois elas abrirão o espaço e deixarão o ambiente com aquela sensação de que é maior.

24 – Mantenha a base neutra e brinque com as cores nos objetos

Se você é daquelas pessoas que gostam de redecorar o ambiente várias vezes por ano, a solução é deixar a base neutra (parede e móveis), assim poderá brincar com as cores nos objetos, itens e acessórios de decoração sempre que quiser dar uma cara nova ao ambiente.

23 – Invista em esquadrias, portas e janelas da mesma cor que a parede

Usar portas, rodapés, janelas e esquadrias todas da mesma cor, fará com que o ambiente tenha um efeito de continuidade, fazendo assim, a sala parecer bem maior.

22 – Se livre de portas que não são úteis

Se na sua sala de estar tiver alguma porta que praticamente não serve pra nada, elimine-a, assim deixará a passagem mais livre e ganhará mais espaço.

21 – Paredes no chão!

Às vezes fazer algumas modificações na planta da casa pode ser a solução mais inteligente.

Em alguns casos, derrubar paredes que separam a sala de estar de outros cômodos como, sala de jantar, cozinha, ou até um cômodo ao lado que esteja sem uso, pode ser uma ótima solução, que integrará os ambientes, deixará tudo muito mais espaçoso melhorando a utilização dos ambientes.

20 – Use prateleiras

Se quiser, tiver espaço ou precisar, use algumas prateleiras para apoiar objetos.

19 – Implemente espelhos na decoração

Utilizar espelho na parede é um grande truque de decoração para ampliar ambientes pequenos, este ajuda a propagar a luz pelo ambiente, ajuda na sensação de amplitude e é um belo item de decoração.

Pode colocar um grande espelho, com uma bela moldura, na parede da sala ou colocar vários espelhos ao lado um do outro, formando um conjunto, que também fica muito bonito.

Tenha cuidado para que o espelho na reflita uma vista desconfortável como, a casa de banho, lavandaria, cozinha, ou alguma parte da sua sala de estar que não seja tão atraente.

18 – Use quadros na parede

Se tiver um espaço vazio muito grande na parede da sua sala de estar, preencha com um quadro ou uma obra de arte. Fica fantástico!

17 – Cortinas

Em relação às cortinas, opte por um tratamento mais simples nas janelas, escolha modelos em tecidos mais leves e soltos como seda, renda de algodão, linho, voil ou transparências.

Prefira cortinas sem quaisquer estampas chamativas e cortinas em tons mais claros e suaves para iluminar a sala.

Em ambientes pequenos é melhor evitar cortinas com folhos, pois trazem muita informação para as paredes.

16 – Persiana também é uma ótima opção

Se deseja ocupar ainda menos espaço na decoração da sua sala de estar pequena, instale nas janelas, persianas ao invés de cortinas de tecido.

As persianas são mais compactas, cleans, e promovem um ar de modernidade ao espaço.

15 – Use tapete se achar que precisa

Se o piso da sua sala está um pouco desgastado, é um pouco antigo, não combina muito com o estilo de decoração que quer fazer, ou até mesmo, é um piso frio, como cerâmica, inclua um tapete, ele trará mais conforto para sala e pode ajudar a esconder possíveis defeitos no piso.

Prefira tapetes em tons claros, sem muitas estampas e desenhos (claro que pode ter estampas, mas poucas e suaves), para iluminar o ambiente e dar sensação de amplitude.

Na escolha do tamanho do tapete, escolha um tapete proporcional ao espaço da sala, de modo que não precise ficar nenhuma parte do tapete embaixo de algum móvel, ou se for ficar, que fique apenas uma pequena parte para não sufocar o espaço e ficar mais fácil para fazer manutenção (limpeza) do ambiente.

14 – Tapetes com listras verticais ajudam a dar amplitude

Para gerar a sensação que a sala é maior e aumentar visualmente o espaço, use tapete com listras verticais, pois ajudará (e muito) nesse quesito.

13 – Elimine todos os tapetes

Se o piso da sua sala de estar está em boas condições não há por que esconder.

Elimine todos os tapetes, assim fará com que a superfície do piso tenha continuidade, e trará amplitude ao local.

12 – Evite muita informação no teto

Para dar amplitude, fuja de tectos falsos ou com muitos detalhes sofisticados.

Aposte sempre em cores neutras e claras para o teto, como branco, por exemplo, pois isso ajudará bastante na sensação de amplitude.

11 – Vasos decorativos sempre caem bem na decoração

Depois que usou todos os truques para deixar o ambiente mais neutro e amplo, é hora de colocar cores, usando pequenos objetos que podem ser trocados quando desejar ou enjoar, como os vasos decorativos.

Vasos decorativos é sempre uma bela peça de decoração.

Escolha um belo vaso moderno, com uma cor forte e contrastante, assim quebrará a monotonia do ambiente e deixará com um ar mais sofisticado.

10 – Tenha cuidado para não usar acessórios em exagero

Use acessórios e objetos de decoração para melhorar ainda mais a estética da sua sala de estar, mas tenha um pouco de cuidado para não exagerar na dose, pois poderá deixar o ambiente muito cheio, pesado e bastante confuso.

9 – Adicione personalidade ao ambiente

Incorpore os seus gostos na decoração, faça o ambiente ganhar vida, introduza obras de arte com que se identifica, quadros com foto suas e da sua família ou algum objeto que significa algo para si.

8 –Almofadas

Um dos melhores itens para decorar sem medo uma sala de estar mesmo pequena são as almofadas, elas trazem conforto, são ótimos itens de decoração e podem ser trocados sempre que quiser, sem gastar muito dinheiro.

Se a decoração da sua sala está neutra, o sofá e as poltronas também, use almofadas com cores mais vivas e estampas chamativas para alegrar o ambiente e deixar mais convidativo.

7 – Complemente a decoração com detalhes em metal

Detalhes em metal, como objetos de decoração, móveis com pernas de metal e molduras de quadros de metal espelhado, darão ao ambiente um ar sofisticado, único, e ajudarão a dar amplitude ao ambiente como um todo.

6 – A iluminação do ambiente também deve ser bem pensada

A iluminação de um ambiente, ainda que na maioria das vezes as pessoas não se preocupem muito, é muito importante na decoração e composição de um espaço, ainda mais tratando-se de espaços pequenos como uma sala de estar pequena.

A sala deve estar bem iluminada para ganhar amplitude, por isso use sempre iluminação difusa (iluminação principal), aquela que ilumina o ambiente por inteiro, mas use também iluminação dirigida como abajur, luminária de chão, iluminação embutida na parede, móveis ou forro para criar cenas, destacar uma obra de arte, um objeto ou um canto da sala.

 

5 –  Iluminação na dose certa

 Usar iluminação dirigida em algum ponto da sala é um truque de decoração muito bonito, mas tenha cuidado com exageros, se não deixará o ambiente com sensação que é menor. Use em apenas um ou dois pontos diferentes da sala.

Prefira um modelo de lustre mais moderno, simples e pequeno para ser a iluminação principal do ambiente, assim deixará o ambiente com aspecto que é maior e com mais beleza.

4 – Não esqueça da luz natural

Durante a tarde, se possível, deixe sempre que a luz natural entre na sala, pois ajudará a iluminar o ambiente durante o dia, trazendo mais economia à sua conta de luz e também ajudará a deixar o espaço mais fresco e arejado.

3 – Mantenha o ambiente simples e organizado

Um dos maiores vilões para salas pequenas é, com certeza, a falta de organização.

Evite coisas espalhadas, pois isso gera (e muito) a impressão que o espaço é ainda menor e também gera desconforto visual e físico.

2 – Reserve uma hora do dia para organizar as coisas

Invista um tempo rápido de no máximo 15 min por dia para organizar as coisas, arrume o que está fora do lugar e tire tudo que não pertence à sala de estar.

1 – Caixas organizadoras

Uma boa dica de organização e decoração de sala de estar pequena é usar caixas organizadoras.

Estas ajudam organizar as coisas pequenas do ambiente com maior rapidez e agilidade, principalmente tratando-se de casas com bastante moradores, e o melhor é que estas tornam-se itens de decoração para o ambiente.
 


Fonte: Feito Decoracao
Fotografia: JDias   
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário